segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Divulgação de denúncia contra Alessandra Vieira diminuiu repercussão da vinda de Armando Monteiro a Santa Cruz

A vinda a Santa Cruz do Capibaribe do ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro, para o lançamento do Plano Nacional de Cultura Exportadora - PNCE, na última sexta-feira (22), poderia ter tido uma repercussão maior, não fosse a divulgação, no meio da semana, de uma denúncia que estaria sendo oferecida pelo Ministério Público contra a primeira dama Alessandra Vieira.

Apesar de se tratar de episódios ocorridos na eleição de 2008, o fato do Ministério Público ter imputado a Alessandra Vieira e mais quatro pessoas os crimes de formação de quadrilha e corrupção eleitoral ativa fez com que o assunto dominasse quase que inteiramente o debate político e as manchetes da imprensa local, deixando a vinda de Armando Monteiro em segundo plano.

Por conta disso, ao ser indagado sobre a denúncia, o ex-deputado federal José Augusto Maia, responsável direto pela vinda de Armando Monteiro a Santa Cruz, preferiu de início se esquivar, optando por destacar os possíveis ganhos do PNCE para a região.

“Depois deste lançamento, as equipes que irão se formar, serão capacitadas e em pouco tempo, Santa Cruz e região serão grandes exportadores de confecções até porque temos preço e qualidade”, disse José Augusto.

A um repórter (Marcondes Moreno) que insistiu em saber da opinião do líder Taboquinha sobre a denúncia contra a esposa do prefeito Edson Vieira, Zé Augusto afirmou o seguinte: “Eu preciso primeiro ver detalhadamente. Eu que sofri. Fizeram uma campanha em cima de mim, e tudo que fizeram comigo, está acontecendo com eles”. 

Além da divulgação da denúncia neste momento ter sido inoportuna para José Augusto, o episódio indica que determinadas ações políticas que digam respeito ao grupo oposicionista deverão acontecer sem o seu conhecimento e participação, como nesse caso.

Como a denúncia foi oferecida à Justiça Eleitoral no mês de dezembro, não se tratando, portanto, de assunto que exigisse divulgação imediata, o mais indicado para o grupo oposicionista seria esperar pelo menos uma semana. Os interesses de subgrupos, entretanto, falaram mais alto, às custas de uma menor repercussão da passagem do ministro Armando Monteiro por Santa Cruz.

Com informações da Central de Jornalismo Comunidade FM

Nenhum comentário:

Postar um comentário