segunda-feira, 28 de março de 2022

Pernambuco começa a aplicação da quarta dose para idosos a partir de 65 anos


A campanha de vacinação contra a Covid-19 chega a uma nova fase em diferentes municípios pernambucanos, que passam a aplicar a segunda dose de reforço (também chamada de quarta dose) em idosos a partir de 65 anos. As cidades de Camaragibe, Ipojuca e Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife (RMR), iniciam, nesta segunda-feira (28), a imunização para este público. Já a capital pernambucana e o Cabo de Santo Agostinho começam a nova etapa na terça (29). A cidade de Olinda faz a quarta aplicação desde sábado (26).

Os detalhes sobre a aplicação em Pernambuco foram apresentados pelo Comitê Técnico Estadual para Acompanhamento da Vacinação e validados junto aos representantes municipais em encontro da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) realizado na última sexta (25).

Conforme recomendação técnica do Ministério da Saúde, a nova dose de reforço pode ser aplicada com os imunizantes da Janssen, Astrazeneca e Pfizer, independentemente da vacina recebida nas doses anteriores. Também deve haver o intervalo de ao menos quatro meses entre a terceira e a quarta doses.

No Recife, é necessário realizar agendamento para receber o imunizante. Segundo a Prefeitura da Cidade (PCR), a reserva pode ser realizada a partir de hoje, por meio do aplicativo Conecta Recife ou do site.

De acordo com a prefeitura, há 119.196 pessoas nesta faixa etária aptas a receber o segundo reforço. No dia agendado para a vacinação, é preciso apresentar documento de identificação e comprovante do ciclo vacinal completo.

Ainda conforme a prefeitura, serão aceitos tanto o cartão de vacinação como o Certificado Digital de Vacinação, disponível no Conecta Recife. Desde dezembro de 2021, os imunossuprimidos maiores de 18 anos também estão sendo vacinados com a segunda dose de reforço na Cidade.

Em Camaragibe, os agendamentos devem ser feitos na unidade básica de saúde onde o idoso completou o ciclo inicial com três doses e é preciso documento oficial com foto, CPF ou cartão SUS, cartão de vacina e comprovante de residência.

A vacinação no município acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h, nas 45 unidades de saúde, e também, no ponto de imunização localizado no Camará Shopping, de segunda a sábado, das 10h às 17h, e aos domingos, das 12h às 19h. Segundo a prefeitura, pessoas obesas com IMC a partir de 40 também podem tomar a dose de reforço contra a doença.

Nas cidades de Jaboatão, Cabo e Ipojuca, não é preciso agendamento para a dose de reforço. Na primeira, a vacinação ocorre de segunda a sexta, das 8h30 às 17h, nos seguintes pontes: Casa da Cultura, em Jaboatão Centro; Igreja da Fé, em Cavaleiro; Policlínica Manoel Calheiros, no Curado; Centro Cultural Miguel Arraes e Atacadão, em Prazeres. Também há ponto de vacinação no Shopping Guararapes, em Piedade, das 14h às 20h.

Em Ipojuca, a população a partir de 65 anos elegível para a quarta dose, pode ir à Policlínica Severina Teles, no centro da cidade, das 8h às 16h, para tomar o imunizante. Segundo a prefeitura, os dias e horários em que as demais unidades de saúde do município realizarão a vacinação, serão divulgados nos próximos dias

No município do Cabo de Santo Agostinho, a aplicação da quarta dose estará disponível a partir de amanhã nos seguintes pontos de vacinação: Escola Municipal Professor Antônio Benedito da Rocha, em Garapu; Escola Manuel Davi, em Ponte dos Carvalhos; Escola Eronides Francisco Soares, em Pontezinha; Escola Padre Antônio de Melo, em Charneca; Escola Professora Maria Thamar, em Enseada dos Corais; e Centro de Especialidades Vicente Mendes, na Cohab. Os locais funcionarão de segunda a sexta, das 8h às 13h.

Também há ponto de vacinação no shopping Costa Dourada, de segunda a sexta, das 11h às 18h, aos sábado, das 10h às 18h, e aos domingos, das 12h às 18h.

Em Olinda, a vacinação de reforço começou no sábado e imunizou 742 pessoas. Foram disponibilizados dois locais: Shopping Patteo, onde compareceram 489 pessoas; e a Vila Olímpica de Rio Doce, onde 253 idosos receberam a dose.

A partir de agora, a vacina estará disponível de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, sem necessidade de agendamento, em todos os 11 pontos fixos de vacinação: Facho, Shopping Patteo (drive e L2), USF Cidade Tabajara, Policlínica Martagão Gesteira, Expresso Vacina, Vila Olímpica de Rio Doce, Policlínica São Benedito, Equipe de Atenção Primária (Jardim Brasil I), Jardim Brasil V, Bonsucesso, Águas Compridas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário