terça-feira, 8 de março de 2022

Está chegando a hora - “Lula formaliza candidatura, agora, em março”, informa Humberto Costa



"A ideia dele (Lula) é de que, agora, em março, ele assuma a candidatura", registra à coluna o senador Humberto Costa em referência à intenção do ex-presidente Lula de formalizar sua postulação à Presidência da República ainda este mês. O senador pernambucano acaba de retornar do México, onde acompanhou a agenda do presidenciável com o presidente mexicano, Manuel López Obrador.

Como a coluna antecipara, Humberto foi um dos dois representantes do Congresso Nacional presentes na comitiva do líder-mor do PT. A outra foi a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann. "Ele deve formalizar a candidatura, dizer publicamente que é candidato e, depois, haverá definição da vice", complementa Humberto Costa, admitindo que, naturalmente, muito se falou de política no México. "Obviamente, se conversou de política. Ele vai dar uma parada nas viagens internacionais e vai começar a de dedicar mais às coisas da campanha", explica Humberto Costa.

O roteiro previsto por Humberto coincide com as previsões, agora, feitas também nas hostes socialistas. Ontem, o presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, após conversa com o ex-governador Geraldo Alckmin, em São Paulo, confirmou o ingresso do paulista no PSB com o objetivo de ser vice de Lula na corrida pelo Planalto. No PSB, se faz a conta de que haverá um movimento de formalização de Lula, então Alckmin se filia ao PSB e, daí, Lula faz o convite para que ele venha a ser seu vice.

Trata-se de uma coreografia protocolar, uma vez que, em meio às negociações, o PT vinha ponderando que nem o próprio Lula havia batido martelo ainda em sua postulação. Alckmin, por sua vez, recebera convites do PSD, do Solidariedade, do PV e do próprio PSB. Ainda ontem, quem o ouviu, em São Paulo, entendeu que a travessiva está definida para o PSB, mas ainda apontou certo caráter "enigmático" em sua postura.

Talvez porque ele ainda precise arrematar conversas com o PV. Siqueira, no entanto, fora assertivo, afirmando que, agora, só falta marcar data, diferente da declaração feita no último dia 21, ocasião do lançamento da candidatura do deputado federal Danilo Cabral ao Governo do Estado, quando, questionado se estava batido martelo na filação de Alckmin, o dirigente nacional, à coluna, devolvera: "Não, não. O PSB conta com a filiação dele. Tivemos ótima conversa. Ele está convidado, só não vem se não quiser". Acertada ontem, a filiação de Alckmin independe de federação, cuja reunião conclusiva está prevista para amanhã.

Com informações da Folha de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário