sexta-feira, 23 de abril de 2021

SESI-PE promove etapa regional do Torneio SESI de Robótica FIRST LEGO League


Estudantes de escolas públicas e privadas participam, nos dias 23 e 24 de abril, da etapa regional de mais uma temporada do Torneio SESI de Robótica FIRST LEGO League. Ao todo, 21 equipes dos estados de Pernambuco, Alagoas e Paraíba estão disputando uma vaga na fase nacional do torneio, que deve ocorrer em São Paulo, em junho deste ano. Devido à pandemia, todas as etapas do torneio serão no formato on-line. A abertura (23/04, 9h) e a premiação (24/04, 16h) serão transmitidas ao vivo pelo canal do YouTube do SESI-PE.

Nesta etapa, as equipes, formadas por dois técnicos e de dois até dez estudantes, foram desafiadas a desenvolver soluções para diversos desafios com o tema “RePLAY – esportes e brincadeiras que movimentam o corpo e evitam o sedentarismo”. A ideia é incentivar crianças e adolescentes com idades entre 9 e 16 anos a repensarem questões como a prática de atividades físicas para a promoção da saúde e da qualidade de vida.

Para isso, eles precisaram criar projetos inovadores e construir e programar robôs por meio da tecnologia Lego. Ao longo de seis meses, os estudantes pensaram em seus projetos e enviaram vídeos, no último dia 20, com a execução das soluções inovadoras. Agora, eles serão avaliados a partir de critérios como capacidade de inovação, criatividade, design do robô e core values.

As equipes vencedoras serão conhecidas já na tarde do sábado. Ao todo, eles estão na disputa por cinco prêmios: Champion’s Award, Core Values, Projeto de Inovação, Excelência em Engenharia, Descoberta, Estrela Iniciante, Design do Robô e Desempenho do Robô. Os melhores classificados no ranking geral garantem uma vaga na fase nacional da disputa.

Para a gerente de Educação do SESI-PE, Mirella Barreto, o Torneio SESI de Robótica FIRST LEGO League é uma importante ferramenta para despertar a curiosidade e desenvolver habilidades importantes dos estudantes, tanto técnicas quanto socioemocionais. “Os alunos se dedicam por meses aos desafios, o que aguça a capacidade de inovação e a criatividade, além de ajudar na compreensão de assuntos em áreas como ciências, matemática e raciocínio lógico”, ressalta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário