quinta-feira, 1 de abril de 2021

Com diferentes calendários, escolas de Pernambuco voltarão às aulas presenciais



O novo plano de convivência com a covid-19, anunciado pelo governo de Pernambuco, passa a valer a partir desta quinta-feira (1º). No entanto, no segmento da educação, os estabelecimentos de ensino passarão a cumprir diferentes calendários, devendo atender aos protocolos de saúde. Em anúncio, na tarde desta quarta-feira (31), a Secretaria Estadual de Educação detalhou a retomada às salas de aula em diferentes fases, de acordo com o nível de ensino e modalidade. Conforme a pasta, fica mantido o sistema híbrido, com aulas remotas e presenciais, sendo facultada esta decisão aos pais e os próprios estudantes.

No cronograma, a primeira etapa estará com as escolas particulares, que poderão voltar à operação presencial já na segunda-feira (5). Neste grupo, figuram os alunos da Educação Infantil, além do 1º ao 5º do Ensino Fundamental. Já na semana seguinte, no dia 12 de abril, será a vez dos matriculados nas demais turmas, do 6º ao 9º anos, além dos três anos do Ensino Médio. De acordo com o secretário de Educação de Pernambuco, Marcelo Barros, o momento é considerado desafiador. “Cabe a nós seguirmos atentos aos efeitos perversos da pandemia na aprendizagem e no projeto de vida dos nossos estudantes. Seguimos confiantes de que, em breve, todos poderão voltar. Com as medidas de segurança, teremos uma retomada rápida e com mais segurança para toda a comunidade escolar”, afirmou.

Nos estabelecimentos de ensino da rede estadual, o modelo também vai se ajustar a diferentes datas. A partir do dia 19 de abril, serão retomadas as aulas para as crianças da Educação Infantil, com os alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental e o 3º Ano do Ensino Médio. Já no dia 26 de abril, o plano inclui os estudantes do 8º e 9º anos do Fundamental, além do 2º Ano do Ensino Médio. Já sinalizando o mês de maio, do dia 3, se juntam ao time os alunos do 6º e 7º anos do Fundamental e 1º Ano do Ensino Médio. Conforme a Secretaria de Educação, as escolas das redes municipais, espalhadas em todo o território pernambucano, poderão voltar a ter aulas presenciais a partir de 26 de abril. Contudo, cada cidade terá autonomia para implementar um calendário próprio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário