quinta-feira, 4 de fevereiro de 2021

Escolas da rede estadual retomam as aulas nesta quinta-feira em modelo híbrido


Estudantes do Ensino Médio da rede pública estadual deram início, nesta quinta-feira (4), ao ano letivo de 2021. Em todo o Estado, são 1.060 escolas que estão abrindo para receber os mais de 303 mil alunos.

Seguindo os protocolos sanitários de higiene, a retomada das aulas adota o modelo híbrido, mesclando aulas presenciais e remotas.

O secretário de Educação e Esportes, Marcelo Barros, salientou que todas as instituições redes estão munidas de lavatórios de mãos, totens de álcool 70% em gel, sinalização e placas educativas sobre a obrigatoriedade de distanciamento social e uso de máscara. "Estamos esperando um volume moderado de estudantes nesse início de ano letivo. Preparamos as nossas unidades para garantir a segurança de cada estudante", afirmou o secretário.

No bairro da Macaxeira, na Zona Norte do Recife, a Escola Técnica Estadual (ETE) Miguel Batista realizou o acolhimento dos alunos novatos. Aluna do primeiro ano do curso de Comunicação Visual, a estudante Maria Eduarda, 15, estava ansiosa para voltar a frequentar a escola. "Eu não via a hora de poder ter aula presencial, porque ano passado praticamente não tive contato cara a cara", disse. "Assim que cheguei, tive a minha temperatura medida e higienizei minhas mãos com álcool. Também recebi um kit com três máscaras da escola", emendou.

De acordo com o gestor da ETE Miguel Batista, Jamesson Nunes, dos 180 alunos dos cursos da escola, 158 optaram por voltar no modelo presencial. "Percebemos que o interesse dos pais e alunos por ter aulas presenciais cresceu. Para garantir a segurança, vamos organizar um horário com um revezamento dos estudantes, alternando os horários de parte da turma com aulas remotas e aulas em sala de aula", explicou o gestor.

Também na escola alguns pais de alunos, que estavam fazendo a retirada dos livros dos estudantes. Claudimar Avelina, 42, é mãe de uma aluna do primeiro ano do ensino médio da instituição. Animada com o início das aulas, Claudimar gostou da organização da escola. "Vim fazer a retirada dos livros e gostei do que vi. Muitas pias e locais para higienizar as mãos, além dos cartazes com as orientações. Acredito que esse reforço quanto ao uso de máscara, distanciamento e higienização das mãos, que já vem sido tão explicado desde o início da pandemia, ajude a manter a segurança e a saúde", declarou Claudimar.

Todos os estudantes e professores vão receber kits com máscaras e protetores faciais, respectivamente. O Estado garantiu também todos os programas criados durante a pandemia, como o Educa-PE, Conecta Aí e Cartão Alimentação Escolar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário