sexta-feira, 5 de fevereiro de 2021

OMS pede mais rapidez na vacinação e o mundo tenta frear avanço de variantes



Mais rápido, mais eficaz e, se possível, mais justo. Ao redor do mundo, os países tentam aperfeiçoar o processo de vacinação contra o coronavírus, autorizando novos fármacos e estimulando parcerias para acelerar o processo e obter mais doses, como acontece na América Latina.

Nesta sexta-feira (5), diretores da Organização Mundial da Saúde (OMS) pediram a união da Europa para acelerar a campanha de imunização no continente e expressaram preocupação com o avanço das variantes conhecidas do vírus e de outras que podem surgir, o que multiplicará as dúvidas sobre a eficácia das vacinas.

"Devemos nos preparar para outras mutações problemáticas do vírus, reforçando ainda mais o sequenciamento", afirmou Hans Kluge, diretor regional para a Europa da OMS, em uma entrevista à AFP.

Na União Europeia (UE), a taxa da população vacinada com pelo menos uma dose da vacina é de 2,5%. O objetivo do bloco é vacinar 70% de sua população, segundo a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, que admitiu que a meta enfrentará obstáculos como "problemas na produção". "As empresas farmacêuticas, que normalmente competem entre si, devem unir esforços para aumentar drasticamente as capacidades de produção. Isto é o que precisamos", insistiu Kluge.

Nenhum comentário:

Postar um comentário