sábado, 19 de setembro de 2020

Por que tantas mortes no trânsito?


Conforme o estabelecido no Art. 326 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a Semana Nacional de Trânsito, é anualmente comemorada, de 18 a 25 de Setembro. 

Com o mundo inteiro sendo castigado por uma assustadora pandemia, onde somente no Brasil, 4,5 milhões de famílias foram atingidas, o nosso trânsito continua matando mais de 45 mil pessoas, todos os anos. 

E neste de 2020, com o tema: “PERCEBA O RISCO, PROTEJA A VIDA!”, a campanha do Governo Federal chama a atenção sobre os perigos no trânsito e tenta conscientizar a todos, quer sejam motoristas; passageiros; motociclistas; ciclistas e pedestres, para uma maior atenção no trânsito, nas nossas Ruas e nas nossas estradas. 

Na verdade, o objetivo principal da Campanha, é conscientizar a população sobre a importância de que cada um de nós tem, sendo diretamente responsável por todos, pois, é inadmissível que a cada 1 hora, cinco pessoas morram no País, vitimadas pelo nosso absurdo e violento trânsito. 

Percebemos com preocupação, a cada ano, que o número de acidentes envolvendo motocicletas no nosso Estado, só tem aumentado, para se ter uma ideia, em 2018, dos quase 40.000 acidentes registrados, 70% deles, envolveu motociclistas e aqui em Santa Cruz, de Janeiro à Setembro de 2019, foram registrados 123 acidentes, envolvendo esse tipo de transporte. “Se o risco de morrer em uma colisão de automóvel já é significativo, a depender das circunstâncias do acidente, sobre uma motocicleta, essas chances são 20 vezes maiores e esse número sobe para 60 vezes, se a pessoa não estiver usando capacete, item OBRIGATÓRIO pela Legislação.” 

Interessante registrar, que a maioria das vítimas fatais e que ficam com sequelas, em acidentes envolvendo motocicletas, são homens com idade de 19 a 29 anos, portanto, que estavam na sua maior capacidade produtiva, ou como se diz popularmente: “na flor da idade!”. 

Por que tantas mortes no trânsito? Já não basta a Covid-19? Vamos nos conscientizar! Nós somos os responsáveis! 

*Lembrete: Crianças menores de sete anos, NUNCA devem ser conduzidas em motos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário