terça-feira, 26 de dezembro de 2017

Uma bela ação - Idosas recebem doação de aparelhos auditivos

Nesta quarta-feira (27), uma parceria entre o Governo de Pernambuco e a Audivida Aparelhos Auditivos vai mudar a vida de três idosos residentes no Abrigo Santo Antônio, em Olinda. 

 A iniciativa intitulada “Qual é o seu som favorito?” vai doar quatro aparelhos auditivos para idosos com perda auditiva. A Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), através do projeto HumanIdade, vai acompanhar a ação que está em seu segundo ano e conta ainda com a participação do arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido. A proposta da campanha é que essas idosas possam ouvir novamente seu som preferido (música do seu ídolo, som das ondas do mar, barulho de chuva caindo, etc). 

A instituição de longa permanência para idosos abriga atualmente 27 pessoas idosas e é acompanhada pelo HumanIdade desde 2014, onde são realizadas visitas para acompanhamento jurídico, orientações às pessoas idosas, além da sensibilização dos profissionais, familiares e da comunidade. “É uma parceria que muda a vida das idosas, não tem nada mais importante do que possibilitar ao outro ouvir seu som favorito, de conseguir interagir com outras idosas. Estamos também com esse ato tirando as idosas do isolamento social” frisa a Coordenadora do projeto HumaIdade, Renata Guedes.

Tocado pela Secretaria Executiva de Segmentos Sociais (Seses), o HumanIdade teve seu início em 2015, sendo lançado oficialmente, pelo Governador Paulo Câmara, em agosto de 2016. Trata-se de um projeto pioneiro no Brasil, que desenvolve ações como sensibilizações e capacitações técnicas para cuidadores, capacitação e orientações às instituições, articuladas com as políticas de promoção e defesa dos direitos das pessoas idosas residentes em Instituições de Longa Permanência para Idosos– ILPI’s.

Nenhum comentário:

Postar um comentário