segunda-feira, 31 de janeiro de 2022

Prefeitura de Brejo da Madre de Deus apela para conscientização da população e destaca a importância dos protocolo de isolamento para Covid-19 e síndromes gripais


O crescente número de casos de gripe em Brejo da Madre de Deus e no País têm gerado muita preocupação para o poder público municipal. Diante da pandemia de Covid-19, que ainda não acabou, e da semelhança dos sintomas entre esta e a gripe, dúvidas a respeito de como se prevenir, tratar-se e principalmente cumprir os protocolos de isolamento em ambas as situações têm surgido com mais frequência.

Sobre a Prevenção - Ambas doenças são transmitidas por via respiratória e os cuidados preventivos são muito semelhantes. Entre as principais orientações, estão: evitar aglomerações; utilizar-se corretamente da máscara, cobrindo nariz e boca; manter-se os ambientes ventilados e o isolamento das pessoas que estão com algum sintoma respiratório. A vacinação é outro ponto fundamental e há imunizantes para ambas doenças. “É possível receber as duas vacinas no mesmo dia sem que haja prejuízo para a pessoa”, dizem os especialistas.

Protocolos de Isolamento e orientações após testagem - Após testar positivo para Covid-19, a pessoa estando com sintomas precisará ficar 10 dias em isolamento e mais 24h sem sintomas. Testando positivo, porém não estando com sintomas é preciso manter 7 dias de isolamento.

Vale ressaltar que se você testar negativo, mas, estiver com os sintomas, é bem provável que você esteja com a influenza da gripe, que também é transmissível e, por isso, vai precisar ficar isolado por 7 dias e mais um dia sem sintomas, contudo, se você não apresenta nenhum sintoma das doenças e testa negativo para covid-19, não existe necessidade de isolamento.

A Secretaria de Saúde de Brejo da Madre de Deus apela para conscientização da população brejense. “Seguir o protocolo de isolamento e suas orientações após a testagem é mais do que necessário, é preciso da colaboração, conscientização e respeito pelo próximo”, pediu a Secretária de saúde, Anne Gabrielle.

Nenhum comentário:

Postar um comentário