sexta-feira, 7 de janeiro de 2022

Pernambuco aguarda primeiras doses de vacinas para crianças no dia 14 de janeiro



Pernambuco aguarda as primeiras doses para vacinação de crianças contra Covid-19 no dia 14 de janeiro. A informação foi confirmada por André Longo, secretário de Saúde de Pernambuo, em coletiva de imprensa nesta quinta-feira (6).

Longo celebrou que o Governo Federal tenha desistido de pedir documentos aos pais e receitas médicas para que as crianças recebam as vacinas, e apontou que provavelmente Pernambuco terá que seguir o intervalo de 60 dias entre as doses das crianças por conta do ritmo de envio das vacinas, que deve ser "em conta gotas".

Coinfecção - Longo afirmou que Pernambuco registra atualmente 31 casos de coinfecção de Covid-19 e H3N2, mas frisou que isso não é algo com grande importância clínica, tampouco uma novidade e que ocorre naturalmente por conta da circulação dos dos vírus. Apenas um dos 31 pacientes, um idoso de 77 anos está internado com SRAG gerada pela coinfecção.

Síndrome Respiratória Aguda Grave - O secretário destacou também a importância dos cuidados com os idosos nesse momento da pandemia de Covid-19 e epidemia de Influenza H3N2. Nesse momento, são 426 idosos internados em Pernambuco com Síndrome Respiratória Aguda Grave, equivalente a 64% do total de internados. Os idosos respondem também a 67% dos casos graves de influenza H3N2 e 60% dos óbitos registrados no estado.

O estado apresentou crescimento no número de casos de SRAG na comparação entre as duas últimas semanas de dezembro, com crescimento de 59%. Na comparação entre as três últimas, esse aumento é de 156%. Atualmente são 939 casos de SRAG registrados em Pernambuco com 797 leitos de UTI ocupados. "Estamos vivendo uma fase de aceleração de influenza em Pernambuco. Toda vez que for sair de casa, as pessoas devem pensar nas crianças que tem em casa, nos idosos que tem em casa e se cuidar, usar máscara, buscar distanciamento social, isso é fundamental para gente voltar a ter o controle da circulação viral no estado. Há muitos vírus circulando, muitas pessoas adoecendo ao mesmo tempo", afirmou o secretário. Ele ainda afirmou que a população baixou a guarda com os sintomas gripais e deve promover o auto isolamento para evitar se tornar um vetor de contaminação.

O secretário frisou que é necessário "interromper esse ciclo de contaminação". "O governo abriu mais de 370 leitos nos últimos quinze dias, mas as pessoas precisam ajudar", disse o secretário. "O vírus está circulando com muita força, ou a gente se cuida ou vai pegar influenza", ressaltou.

Ele frisou nessa quarta (5) que Pernambuco teve um recorde para as últimas três semanas, com 196 internamentos de SRAG. "Estamos no limite da utilização de ambulância, as ambulâncias estão rodando 24 horas", afirmou. "Estamos vivendo uma fase de aceleração epidêmica, um volume muito grande de casos em uma velocidade muito grande", disse, acrescentando que isso pode gerar uma sobrecarga nos leitos públicos e privados, apesar do esforço de crescimento na quantidade de leitos.

Carnaval - André Longo afirmou que os protocolos sobre o carnaval serão definidos na segunda quinzena de janeiro e que o andamento da Covid-19 e da Influenza H3N2 na primeira quinzena será essencial para dar um recorte. “Hoje os eventos estão com protocolo em vigor, poderá ser revisto, mas as regras seguem as vigentes”, disse. “Podemos mudar, o cenário é dinâmico, vamos nos pronunciar da segunda quinzena de janeiro, vamos depender do cenário epidemiológico da primeira quinzena de janeiro para saber quais serão os protocolos definidos para aos próximos meses e isso inclui também o carnaval”, completou.

Com informações da Folha de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário