segunda-feira, 22 de novembro de 2021

Coordenador das prévias do PSDB diz que problema no aplicativo foi ‘incompetência ou ataque hacker’


Coordenador das prévias do PSDB, o ex-deputado federal Marcus Pestana afirmou à coluna que faz parte do grupo de filiados que não conseguiu votar na eleição interna do partido. Pestana disse que só dois motivos podem explicar a instabilidade do sistema que impediu a conclusão da escolha do tucano que disputará a eleição para Presidência em 2022: “incompetência ou ataque hacker”.

— As empresas foram contratadas para prestar esse serviço e não criaram nenhuma tecnologia nova. O trabalho foi implementar sistemas que já existem. Há duas opções para explicar a falha: incompetência ou ataque hacker — disse Pestana à coluna.

As empresas responsáveis pelo desenvolvimento do aplicativo de votação das prévias do PSDB chegaram a sugerir que o processo acontecesse ao longo de três dias, para que os 45 mil filiados pudessem participar. A eleição interna da legenda estava marcada para este domingo (21), mas terminou frustrada por problemas na ferramenta. Apenas 10% dos inscritos conseguiram votar e a eleição interna foi suspensa.

Pestana informou que a própria Fundação de Apoio à Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Faurgs), que desenvolveu o aplicativo, e a empresa de segurança cibernética Kryptus, responsável pela sua auditoria, voltaram atrás na proposta de três dias de votação. A avaliação feitas por ambas era que o longo período deixaria o sistema mais vulnerável a ataques hackers, em especial nas madrugadas.

A ferramenta apresentou instabilidade desde a manhã deste domingo, o que fez o prazo do término da votação ser estendido das 15h para as 18h. O início foi às 7h. Com a permanência do problema, a votação foi suspensa. Concorrem ao posto os governadores João Doria (São Paulo), Eduardo Leite (Rio Grande do Sul) e o ex-prefeito de Manaus Arthur Virgílio.

Com informações do Globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário