quarta-feira, 1 de setembro de 2021

Cenário Político - Os dois lados das motociatas de Bolsonaro


Existe uma grande expectativa em torno da motociata que está programada para acontecer no próximo sábado (04), saindo de Santa Cruz do Capibaribe com destino a Caruaru. O movimento, que é encabeçado pelo presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), teve início ainda em maio, com o intuito de provar que sua popularidade permanece em alta, rebatendo as pesquisas que frequentemente mostram o contrário.

Desde ontem (31), um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) pousou na Capital do Agreste trazendo membros do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), que vieram ao município para inspecionar o trajeto e elaborar o grande esquema que deve ser montado para proteger o presidente na passagem pelo interior. Mas, tudo isso tem um custo.

Em São Paulo, por exemplo, as motociatas geraram um gasto estimado em mais de R$ 1,2 milhão com o reforço policial. Valor pago pelo Governo do Estado. Já o Governo Federal desembolsou R$ 476 mil no cartão corporativo, em apenas um dos eventos que aconteceu na capital paulista. Os dados foram divulgados pela Secretaria-Geral da Presidência, que se negou a revelar os nomes das pessoas que participaram da viagem. Tudo isso acontece em meio ao aumento exorbitante do valor da gasolina, gás de cozinha, energia elétrica e alimentação.

O líder do PT no Senado, Humberto Costa, solicitou à Procuradoria-Geral da República, ao Tribunal Superior Eleitoral e ao Ministério Público, junto ao Tribunal de Contas da União, que as motociatas sejam investigadas. Apesar dos questionamentos, esses atos são uma estratégia de pré-campanha e intimidação, para mostrar que o presidente possui grande parte dos seus apoiadores ainda fiéis ao seu projeto. Cerca de dez já foram realizados.

Esta será a primeira visita de Jair Bolsonaro ao Agreste pernambucano, desde as eleições de 2018, quando o episódio da facada acabou atrapalhando os planos de realizar uma carreata do então candidato à Presidência da República na região. Bolsonaristas de diversos municípios e estados próximos aguardam com excitação a vinda do chefe do Executivo, mas resta saber se a passagem terá algum anúncio ou se será só mais um ato eleitoral antecipado.

Com informações do Blog Cenário

Nenhum comentário:

Postar um comentário