sexta-feira, 4 de junho de 2021

Vereador Irmão Soares compartilha fake news criada com o objetivo de justificar aumento de mortes pela Covid-19 no Brasil


Post diz que Europa inteira “cabe” dentro do Brasil e chama imprensa de “porca” e “comunista”, porém não apresenta comparativo lógico nem dados comprobatórios

Na última quarta-feira (02), o vereador Irmão Soares (PSD), de Santa Cruz do Capibaribe, mais uma vez caiu em uma das armadilhas do meio digital ao compartilhar um post como sendo verídico e que neste caso, expõe a falha do parlamentar em não verificar o conteúdo da publicação a fundo antes de disseminá-lo em suas redes sociais para os seus respectivos eleitores.

Na imagem de um suposto mapa compartilhada pelo vereador há uma descrição, “Burrice comparar o número de mortes com o Brasil. Toda a Europa cabe dentro do Brasil como podem ver no mapa. Imprensa porca e comunista”, diz a escrita no banner. Um dos principais equívocos da publicação está no fato da Europa inteira não “caber” de fato dentro do Brasil em área territorial. 

Veja o post abaixo:


Em sua totalidade a Europa possui área territorial superior a do Brasil no equivalente a algo superior ao estado do Pará que é um dos maiores estados brasileiros. Outro ponto que evidencia a incoerência do post está na diferença populacional entre os dois continentes, sendo a Europa inteira superior a 746 milhões de pessoas de acordo com o último levantamento feito em 2018, e o mais recente levantamento feito no Brasil (em 2019) que aponta 211 milhões de habitantes.

No referido post ainda é apresentado um comparativo que em tese também não representa a realidade dos fatos, ao apontar que a França tem mais mortes do que o Brasil. Em um comparativo matemático simples é possível desconstruir este argumento já que a França possui 67 milhões de habitantes, 5.677.172 casos de infecções e 109.662 mortes.

Com 211 milhões de habitantes, o Brasil já registrou 16,7 milhões de casos da Covid-19 seguidos por 468 mil mortes. Se a conta for feita por proporcionalidade de habitantes e não por área territorial, o Brasil possui alto entorno de 0,6% (aproximadamente). Novamente é importante ressaltar que, mesmo com área territorial próxima ‒ e não exata ‒ a praticamente todos os países da Europa, o Brasil possui população inferior aos 746 milhões (535 menos, mais precisamente) de habitantes, e ainda assim possui mais mortes proporcionalmente, ocupando hoje o terceiro lugar em todo mundo no ranking geral do coronavírus.

Dada as circunstâncias, produzir, disseminar e compartilhar informações inverídicas ou que mostram realidade fictícias acerca do que está acontecendo não apenas no Brasil, mas em todo mundo, trata-se de uma clara falta de bom senso e uma prestação de desserviço para sociedade.

Com informações do Blog do Bruno Muniz

Nenhum comentário:

Postar um comentário