terça-feira, 15 de junho de 2021

Bancários realizam assembleia para decretar paralisação por 24 horas



O Sindicato dos Bancários de Pernambuco realiza uma Assembleia Geral Extraordinária nesta terça-feira (15), às 19h, para aprovação da paralisação por 24 horas das atividades bancárias, a partir da 00h da próxima sexta-feira (18). A mobilização busca pressionar os governantes no sentido de incluir a categoria bancária como prioritária para a vacinação contra a Covid-19.

Em Estado de Greve desde o dia 7 de junho, os bancários vêm intensificando a luta em defesa da vida. No Estado, o número de bancários contaminados pela Covid-19 aumentou 440% nos últimos 12 meses, com registros de mortes na categoria.

Os bancários foram considerados essenciais (decreto 10.282/2020), não interromperam suas atividades durante toda a pandemia, mas não foram incluídos no plano de imunização. Apesar do avanço com a vacinação em uma dezena de municípios do interior, a categoria tem cobrado de forma enfática a vacinação em todo o estado, em razão da exposição desses trabalhadores.

Em nível estadual, uma comissão do Sindicato chegou a ser recebida na Secretaria da Casa Civil do Governo de Pernambuco, cujo compromisso foi de empenho para ampliar a vacinação. Nesta semana, o Comando Nacional dos Bancários também teve agenda sobre a pauta, com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, e representantes da Febraban para apresentar o pedido de inclusão da categoria no Plano Nacional de Imunização. Entretanto, o anúncio não foi realizado até o momento nem pelo governador Paulo Câmara (PSB), nem pelo governo Bolsonaro.

Com informações do Blog Cenário

Nenhum comentário:

Postar um comentário