domingo, 11 de março de 2018

Em reunião ordinária, Casa José Vieira de Araújo analisa 36 projetos e realiza homenagem no Dia Internacional da Mulher

No Dia Internacional da Mulher, a Casa José Vieira de Araújo promoveu uma programação especial para vivenciar a data, além disso, a Câmara de Vereadores também realizou durante a tarde desta quinta-feira sua quinta reunião ordinária do primeiro período de 2018. A reunião ocorreu no plenário do Legislativo Municipal, e na oportunidade os vereadores puderam discutir e votar projetos de Lei, além de fazerem uso da Tribuna.  
  
Após iniciar a sessão ordinária, no Plenário da Câmara, o presidente da Casa, Zé Minhoca (PSDB), convidou a todos para se dirigirem ao Sala de Reuniões, onde foi realizada uma homenagem a primeira mulher vereadora de Santa Cruz do Capibaribe, Josefa Eloina Mendes (Dona Nenzinha).  
  
A Sala de Reuniões agora leva o nome de Dona Nenzinha, uma ação que é fruto do Projeto de Lei 026/2018, de autoria da vereadora, Jessyca Cavalcanti (PTC). Dona Nenzinha era professora e foi esposa do primeiro prefeito civil de Santa Cruz do Capibaribe, João Deodato de Barros. A mesma foi uma das primeiras mulheres eleitas vereadora no Estado de Pernambuco, e exerceu três mandatos consecutivos no Legislativo Municipal, de 1969 à 1982. 
  
Marcaram presença na oportunidade, familiares da homenageada, a exemplo de sua irmã Dona Zélia e de seu sobrinho e vereador na cidade de Taquaritinga do Norte, Dé Cumaru (PSD). "É uma honra para mim, neste momento solene, está aqui no poder legislativo de Santa Cruz do Capibaribe, onde a minha tia, aquela que tanto amava, representou este poder por três mandados. Nós da família nos sentimos muito honrados e para vocês vereadores meu muito obrigado", afirmou de Dé Cumaru.  
  
"A Câmara fez uma homenagem a Dona Nenzinha, a primeira vereadora de Santa Cruz do Capibaribe, e aprovamos um Projeto de Lei onde a Sala de Reuniões da Casa agora leva o nome desta vereadora, para que fique registrado nos anais desta Casa essa mulher tão importante para a nossa sociedade", declarou a vereadora Jessyca Cavalcanti. 
  
"Fizemos esta justa homenagem, a primeira mulher santa-cruzense eleita para a Câmara de Vereadores, não só de Santa Cruz do Capibaribe, mas uma das primeiras de Pernambuco. Nada mais justo do que isso, pois nós reconhecemos que a mulher que é mãe, companheira, filha, servidora, política, policial, ela tem toda a admiração, porque cada função tem a sua importância ", ratificou o presidente, Zé Minhoca 
  
Realizada a homenagem, a reunião ordinária teve continuidade, com a discussão de 36 projetos de autoria do Executivo e Legislativo. Durante a sessão, foram votados 6 projetos de Lei do Executivo, onde apenas 1 foi reprovado. 

Já do Legislativo 26 projetos de Lei foram analisados, onde 25 foram aprovados e 1 projeto teve vista concedida ao vereador Capilé da Palestina (Podemos). Foram ainda aprovados na oportunidade 4 projetos de Resolução.  

A reunião contou com a presença dos 17 vereadores, que também fizeram uso da Tribuna. A sexta reunião ordinária ficou marcada para a próxima terça-feira, dia 13 de março, às 14 horas, no Plenário da Câmara. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário