quinta-feira, 16 de março de 2023

ProEndividados e COAC promovem dia de orientação contra o superendividamento


Em alusão ao Dia do Consumidor, o projeto de extensão ProEndividados e o COAC (Centro de Orientação e Apoio ao Consumidor) promoveram uma manhã de atendimentos e orientação à comunidade no Fórum Juiz Demóstenes Veras nesta quinta-feira (16). O objetivo foi auxiliar na resolução de problemas de superendividamento e contribuir com instruções para evitar esse tipo de situação.

Os casos mais comuns de superendividamento são devidos a gastos por meio de cartão de crédito e à obtenção desenfreada de empréstimos pessoais. Os interessados em receber auxílio podem procurar o programa de forma espontânea para tentar regularizar seus débitos. Pode participar qualquer pessoa física que se encontre em situação de superendividamento (devedor, leigo e de boa-fé), maior de 18 anos, com qualquer renda familiar e que não tenha capacidade econômica de quitar suas dívidas, independentemente do valor.

De acordo com a coordenadora do ProEndividados, Luciana Rosas, o projeto proporciona benefícios além da parte econômica. “É uma oportunidade que trazemos através da Asces para que essas pessoas possam trazer significado às suas relações econômicas. As pessoas que entram no superendividamento às vezes passam por depressão, sem querer sair de casa, acham que não há solução, mas tem sim. Eles podem vir aqui, algumas podem ser resolvidas imediatamente ou marcando audiência, mas fazemos de tudo para tentar solucionar e trazer essa reinserção social na vida econômica”, explica.

Para Amanda Lira, do 8º período de Direito, participar do ProEndividados proporciona uma experiência completa. “É bastante satisfatório saber que podemos ajudar de alguma forma as pessoas que não têm condições de contratar um advogado, dando uma orientação ou auxílio jurídico. Tanto profissionalmente quanto para a vida é uma experiência de muito valor, inclusive conseguindo experiência em uma outra área de atuação”, pontua.

ATENDIMENTO DISPONÍVEL À COMUNIDADE - O ProEndividados é uma parceria com o Tribunal de Justiça de Pernambuco e está com a agenda do semestre aberta para atendimentos à comunidade. Os interessados podem procurar o Escritório de Práticas Jurídicas (EPJ) da Asces-Unita, sempre às segundas-feiras, das 14h às 17h. O serviço é gratuito. O EPJ funciona na Av. Monte Cassino, 792, Bairro Universitário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário