sexta-feira, 31 de março de 2023

Confira a edição desta sexta da coluna 'Politicando'


No ar mais uma coluna ‘Politicando’, com os principais fatos da sempre animada (ou quase sempre) cena política de Santa Cruz do Capibaribe.

O moído da semana - Com a realização de mais uma edição da Marcha dos Prefeitos em Brasília, a classe política da região se mudou de mala e cuia para a capital federal. Promovida pela Confederação Nacional dos Municípios a edição deste ano teve como tema “Pacto federativo: um olhar para o futuro”.

Os que foram e os que não foram - De Santa Cruz do Capibaribe, além do prefeito Fábio Aragão, do vice-prefeito Helinho e alguns secretários e assessores, a Câmara de Vereadores esteve massivamente representada. Apenas três legisladores não foram ao evento: Nega da ONG, Capilé da Palestina e Zezin Buxin, os demais estiveram em Brasília, uns com agendas, pautas e falas propositivas, outros nem tanto.

O roteiro - O que mais se ouviu em vídeos postados em redes sociais, e/ou principalmente em participações em emissoras de rádio foi aquela conversa padrão, de que os mesmos bateram a porta dos seus representantes em busca de emendas para o município.

Tempo perdido? - Algumas falas são de dar dó, de tão mal articuladas, rasas e perdidas. A impressão que os mesmos passam é que de alguns, de fato, foram a Brasília apenas a passeio.

Estreou - Quem também esteve em Brasília foi o prefeito de Taquaritinga do Norte, Ivanildo Lero. Acompanhado pelo empresário Allyson Dias, o Allysinho, Lero cumpriu agenda administrativa e dedicou atenção especial ao deputado federal Silvio Costa Filho, seu mais novo parceiro eleitoral na Capital do Café.

Mas precisa melhorar - O empresário gravou um vídeo para as suas redes sociais onde falou da sua ida a capital federal. Ainda tímido, Allysinho deixou claro que necessitará de um ‘intensivão’ de oratória e preparação política para os debates e embates que virão pela frente.

Vice-prefeito em exercício - Em Toritama o secretário de Governo Sérgio Collin segue a todo vapor com sua pré-candidatura a prefeito. Ele tem cumprindo agenda de candidato em ano eleitoral, marcando presença em inaugurações, eventos provados e tudo aquilo que junte gente, que junte eleitores.

Pra todo mundo ver - Collin é o queridinho do prefeito Edilson Tavares e faz tudo com suas bênçãos. Quem anda ‘fumando numa telha’ com essa história toda é o vice-prefeito Romerinho Leal, que anda mais escanteado que ponta de estoque. Há quem diga que o vice está apenas esperando a hora certa para dar o troco...

Antes tarde do que nunca - E enfim, saiu a nomeação do ex-governador Paulo Câmara para a presidência do Banco do Nordeste. Indicado pelo presidente Lula, Paulo venceu uma verdadeira queda de braços com integrantes do PT cearense. Ele assume o lugar do também pernambucano José Gomes da Costa.

Na justiça - E segue o moído em torno da votação do projeto que autoriza a Prefeitura de Santa Cruz a contrair um empréstimo junto a Caixa Econômica para a construção do Hospital Fernando Aragão. Nesta semana vereadores da bancada situacionista entraram na justiça com um mandado de segurança pedindo a anulação de uma das emendas propostas pela vereadora Jéssyca Cavalcanti, que estipulava em 36 meses o prazo para pagamento do empréstimo, e não 120, como propõe originalmente o projeto enviado pelo prefeito Fábio.

E agora, presidente? - O principal amparo da bancada Taboquinha é justamente o parecer do corpo jurídico da Câmara, que há uma semana se manifestou e afirmou, com todas as letras, que a emenda, assim como o projeto, deveria ter sido aprovada por dois terços dos vereadores presentes a sessão, e não por maioria simples, como foi aprovado pelo presidente Zéba.

E para finalizar, perguntar não ofende: É injusto dizer que alguns vereadores de nossa cidade foram essa semana a Brasília, apenas para passear?

Nenhum comentário:

Postar um comentário