sexta-feira, 10 de março de 2023

Confira a coluna 'Politicando' desta sexta-feira


No ar mais uma coluna ‘Politicando’, com os principais fatos da sempre animada (ou quase sempre) cena política de Santa Cruz do Capibaribe.

Capilé nas ondas do rádio - Ex-presidente da Câmara de Santa Cruz do Capibaribe, o vereador Capilé da Palestina foi entrevistado nesta última terça-feira no programa Estúdio Livre, da Rádio Polo. Capilé falou sobre vários temas, relacionados a política local, bem como, sobre a administração municipal.

Perguntas - Capilé falou sobre o projeto para a contratação de um empréstimo da Prefeitura junto à Caixa Econômica Federal para a edificação de um novo hospital para a cidade. "Para esse projeto do hospital a Prefeitura irá fazer um empréstimo de 35 milhões de reais, com juros que vão dobrar seus custos, podendo chegar a 70 milhões, é isso que a população quer?”, indagou

Acabou o amor - Ele deixou claro também que a relação amistosa (quase de aliado) mantida até bem pouco tempo com o prefeito Fábio Aragão, acabou. “A Prefeitura manda confeccionar vários outdoors com uma imagem, e instala em um prédio público abandonado há vários anos. Já estamos no terceiro ano do Governo Fábio, o prefeito deu entrevistas falando da cobertura da Central de Feiras dizendo que o dinheiro já estaria em caixa, agora diz que precisa correr atrás da verba, é por isso que o projeto precisa ser debatido ao máximo e a população ser informada de todo o processo".

A mágoa - "Eu fiz minha parte, a Prefeitura iniciou o trabalho, chegou a calçar algumas ruas na Palestina, mas já interrompeu o serviço, e sou cobrado todos os dias pelo calçamento que foi o fruto dessas parcerias. Pessoas chegam a me perguntar ‘do que valeu toda a amizade minha com o prefeito’, de tantas fotos e gestos... E isso, claro, me chateia e me deixa com várias perguntas na cabeça", falou, na bronca, Capilé.

Pense num Dida tão bom... - Outro ponto que chamou a atenção na ida de Capilé a Polo foi a forma como ele tratou o ex-vice-prefeito Dida de Nan, que aniversariava justamente naquele mesmo dia. Capilé abriu, ou melhor, escancarou as portas do grupo ‘Verde’ para Dida. Segundo ele, que postou um bonito ‘card’ em homenagem a Dida em seu Instagran, o ex-vice sempre o tratou com respeito e cordialidade e é sim, um excelente quadro da política santa-cruzense.

Uma folia de solidariedade - Um mês após promover a 17ª edição do tradicional ‘Frevança Capibaribe’, o músico e comunicador Jota Neto promoveu a entrega dos alimentos arrecadados no dia do evento. Para ter acesso a festa, cada folião contribuiu om dois quilos de alimentes não perecíveis.

Uma folia de solidariedade II - “Foram centenas de quilos de alimentos, que foram doados a Comunidade Divina Misericórdia, uma entidade que desenvolve um excelente trabalho junto a pessoas carentes de nossa cidade”, disse Jota, que seguiu, “Além disso, o Rotary Clube entrou como parceiro de nossa ação solidária, doando pares de calçados, que, assim como os alimentos, serão doados a pessoas verdadeiramente carentes, o que nos enche de alegria e da melhor sensação, a de ‘dever cumprido’!”.

Agora vai... - O Blog Cenário publicou na tarde desta quinta-feira trechos da fala da governadora Raquel Lyra, comentando a mudança nos dias de feiras em Santa Cruz do Capibaribe e Toritama. Ela disse estar preocupada com a mudança nas feiras, algo surpreendente, visto que, nunca antes um governador do estado havia demonstrado qualquer preocupação com o calendário de feiras do Polo de Confecções.

Ela conhece o Polo - A fala, segundo o ‘Cenário’, aconteceu na manhã desta quinta-feira (9), na primeira visita de Raquel ao Agreste enquanto governadora, participando da abertura da 35ª Rodada da Moda Pernambucana, realizada em Caruaru.

Ficou de fora - “Não participamos dessa discussão. Isso não envolveu o Governo de Pernambuco. Isso traz uma série de preocupações na organização do fluxo das pessoas que vêm comprar aqui. É preciso haver uma ‘consertação’ entre os atores, entre as Prefeituras, os centros de confecção que vendem, para que a gente não prejudique o setor como um todo. Eu vejo isso como algo que precisa ter conciliação, ‘consertação’ e diálogo”, disse ela, deixando claro que a partir de agora, o Governo do Estado fará questão de participar dos debates e principalmente, das decisões a cerca da realização das feiras.

E agora? - Resta saber como os mandatários do Moda Center e Parque das Feiras lidarão com essa nova realidade, com a necessidade de prestar contas de suas vontades e decisões ao governo de Pernambuco.

Posição firmada - Alinhado as posições da senadora Teresa Leitão, o vereador Gilson Julião tem posicionamento firme em relação a discussão em torno do reajuste dos professores. Para ele, o piso salarial é uma prerrogativa legal, baseada em lei e deve ser cumprida.

Diálogo interno – Gilson, que compõe a base do governo Fábio Aragão, torna-se uma peça chave nesse momento, pois tem dialogado internamente, observando os pontos necessários e sendo um aliado da gestão nesse processo de discussão.

E para finalizar, perguntar não ofende: Por que será que o ex-prefeito Edson Vieira não postou nada, absolutamente nada, em suas redes sociais sobre o aniversário do seu ex-vice, Dida de Nan?

Nenhum comentário:

Postar um comentário