sexta-feira, 17 de fevereiro de 2023

Confira a coluna 'Politicando' desta sexta-feira


No ar mais uma coluna ‘Politicando’, com os principais fatos da sempre animada (ou quase sempre) cena política de Santa Cruz do Capibaribe.

Aprovado - Foi aprovado nesta quinta, em mais uma reunião realizada na Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Capibaribe, o projeto que cria o cargo de ‘terceiro assessor’ para cada vereador, e ainda regulariza a equiparação salarial entre os auxiliares administrativos e assessores legislativos. Na prática, vai acabar a diferença entre valores recebidos por assessores de um mesmo vereador.

Os votos - Votaram favoráveis ao projeto, Capilé, Demir da Saúde, Soares, Augusto Maia, Carlinhos da COHAB, Nêgo Zé, Caetano Motos, Zezin Buxim, Zé Boi, Gilson Julião, Vando da Sertec, Jessyca e Nailson Ramos. Emanuel Ramos e Nêga votaram contra e o vereador Flávio Pontes se absteve.

O moído - O projeto, duramente criticado por Allan Carneiro (o conselheiro oficial e orientador político do grupo Verde), é defendido pelos vereadores, que garantem, que ao contrário do que Allan falou, os novos assessores não serão apenas mais cabos eleitorais pagos com o dinheiro do povo.

Na Terra do Café - Em Taquaritinga do Norte o empresário Allyson Dias, o Allysinho, segue fortalecendo o seu projeto político, de olho na eleição do próximo ano. Apoiado pelo prefeito Lero, pelo ex-deputado Diogo Moraes e por quase todos os vereadores do grupo Calabar (a exceção até agora é o vereador Demir), ele tem mantido uma rotina de pré-candidato, com a agenda voltada para reuniões, visitas e articulações.

Do outro lado - Já o vice-prefeito Gena Lins dá indicativos de quem em breve irá subir o tom de críticas contra o prefeito Lero. Gena tem mantido uma postura comedida, no entanto, em entrevista ao Programa Independente, do Santa Cruz Online, ele questionou os gastos de Lero com a sua estrutura de gabinete.

Bateu, levou? - Com o passar dos dias e a consequente aproximação do pleito de 2024 as ‘pancadas’ de Gena deverão se intensificar, o que, em tese, também deverá despertar respostas e contra-ataques de Lero. É aguardar, e conferir...

Enquanto isso, em Brejo da Madre de Deus - Nesta quinta-feira foi aberto o edital para a seleção de patrocinadores da Feira da Paixão. As inscrições seguem até às 13h do dia 02 de março, presencialmente, na sede da Secretaria, localizada na Avenida Cleto Campelo, nº 378, Centro, ou pelo e-mail culturabmd@gmail.com. Podem se cadastrar pessoas físicas ou jurídicas, públicas ou privadas, com ou sem finalidade lucrativa.

Detalhes - O patrocínio possibilitará a exposição da marca dos patrocinadores em conformidade com as contrapartidas previstas no edital. A seleção e avaliação das propostas de patrocínio ficarão a cargo da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Desenvolvimento Econômico.

Mais detalhes - Os interessados poderão obter maiores informações a respeito do patrocínio junto a Secretaria Municipal de Cultura, pelo telefone (81) 99118-5144 e/ou e-mail: culturabmd@gmail.com, em até 24 (vinte e quatro) horas anteriores à data e horário do recebimento das propostas de patrocínio.

Ainda sobre Brejo – O prefeito em exercício Rubienio Catanha deu sequência a tradição de Roberto Asfora e no final da tarde desta quinta-feira autorizou o pagamento da folha dos servidores municipais referente ao mês de fevereiro, com isso, os funcionários passarão o carnaval com ‘dinheiro no bolso’.

O cúmulo da ‘cara de pau’ - O vice-prefeito do município de Cacimba de Dentro (cidade do Brejo paraibano), Tutuca Ferreira, confessou, em entrevista ao comunicador Bruno Pereira, que ocorreu compra de votos durante as eleições de 2016. Segundo Tutuca, o prefeito Nelinho Costa utilizou dinheiro de uma lotérica, da qual é dono, para realizar a ação. “E de última hora, como ele é proprietário da lotérica, ele pegou o dinheiro da lotérica, para a gente poder fazer o último final de semana, da sexta para o domingo, na reta final”, disse.

Quebraram tudo - Matéria do Portal Click PB destacou ainda que, segundo Tutuca, a lotérica foi a ‘fonte dos recursos’ para compra de votos, pois o outro empreendimento de Nelinha, um loja de móveis, já havia sido desfalcada. “Ele tem loja de móveis e as lojas só estavam só as paredes, não tinha mais nem móveis de tanto ele gastar na campanha”, detalhou.

A tabela de preços - Ao ser questionado pelo apresentador se ele e o prefeito compraram votos para ganhar eleição, o vice-prefeito confirmou, sem pestanejar. “Muitos, muitos”. De acordo com ele, o voto em Cacimba de Dentro ‘varia’, dependendo da ‘conversa, da negociata de cada um’. “Isso foi em 2016, teve casos aqui de mil, até dois mil reais”.

O tamanho do rombo - “A gente gastou R$ 2 milhões de reais” (na campanha toda). “Depois que nós ganhamos a eleição ai ele foi lá e repôs. Arrumou dinheiro e repôs. Esse dinheiro foi fruto de uma aposta que tinha sido feita de R$ 50 mil”, finalizou, tranquilo, como se nada tivesse acontecido, ou como se a justiça eleitoral da Paraíba simplesmente não existisse.

E para finalizar, perguntar não ofende: Teria Allan Carneiro, dado o maior ‘migué’ da história política santa-cruzense, com o seu anúncio de desistência de disputa de eleições?

Nenhum comentário:

Postar um comentário