sexta-feira, 3 de fevereiro de 2023

Confira a edição desta sexta da coluna 'Politicando'


No ar mais uma coluna ‘Politicando’, com os principais fatos da sempre animada (ou quase sempre) cena política de Santa Cruz do Capibaribe.

A pauta da semana – 2023 é sem sombra de dúvidas um daqueles anos que serão lembrados para sempre, ao menos quando o assunto for política, seja ela nacional, ou local. A impressão que dá é que temos praticamente uma pauta bombástica por dia...

Uma tarde vermelha - Seguindo esse fluxo, na tarde desta quinta-feira a política santa-cruzense viveu um momento histórico, quando de uma só vez, três vereadores, até então oposicionistas, anunciaram apoio político/eleitoral ao prefeito da cidade. Emanuel, Irmão Soares e Gilson Julião ‘vermelharam’ e disseram a todos, em alto e bom som, que a partir de agora fazem parte da bancada governista no Legislativo municipal.

As falas - Em uma Câmara lotada, os vereadores fizeram discursos onde justificaram suas decisões. Soares foi o primeiro a falar e anunciar a mudança de grupo político. Em sua fala ele elencou todas as conquistas do seu mandato até agora, ações e serviços que tiveram a parceria/execução da Prefeitura.

O primeiro - Soares frisou o perfil cristão do prefeito e se mostrou muito a vontade no final do seu discurso, quando enfim, anunciou seu apoio e engajamento no grupo político de Fábio e do vice-prefeito Helinho, que foram a sessão e abraçaram o novo aliado.

O dia D - Emanuel era, talvez, o mais emocionado de todos na tarde desta quinta... Depois de viver dias conturbados, ele tinha a missão de anunciar uma drástica decisão de mudança de grupo partidário. Alçado à cena política local há apenas três anos, ele viu sua vida de ‘pernas pro ar’ desde a eleição para a mesa diretora da Câmara, ocorrida em 15 de dezembro do ano passado.

O perfil e os valores - “Mediante todos os acontecimentos era importante eu tomar uma decisão, política nem se faz sozinho nem sem lado, mesmo que a escolha seja ficar só, não deixa de ser um lado. Conversei com muitas pessoas, com meus pais, e também entreguei meus caminhos nas mãos de Deus”, disse ele em sua fala, completando mais adiante, “Vejo no perfil de Fábio valores que defendo, juventude, dinamismo, moderação e honestidade e por isso venho me mostrar favorável ao seu projeto político”.

Abraços e lágrimas - Assim como Soares, Emanuel também foi abraçado por Fábio e Helinho, e dessa vez, ao contrário do que aconteceu em dezembro de 22, as lágrimas foram de alegria e entusiasmo.

O articulador - Gilson exerceu um papel fundamental em toda essa articulação. De perfil arrojado, ele trabalhou o tempo todo (conversando e convencendo) para que a adesão em bloco, da forma que ocorreu ontem, fosse possível. De perfil politico forte e com longa história de atuação no grupo Boca-Preta, ele fez, sem sombra de dúvidas, a adesão mais difícil e emblemática.

Fim de ciclo - “Minha relação com Édson e Alessandra sempre foi uma via de mão dupla e não tem como medir quem mais fez por quem. Sou muito grato a eles e ao grupo, por que muito fiz por eles e também muito fizeram por mim. Muita gente está pensando que vou sair atirando, mas nunca faria isso”, disse ele sua fala na tribuna e seguiu, “Porém, decisões precisam ser tomadas e meu ciclo político no grupo liderado por Edson se encerra hoje e espero que o respeito, a amizade e a cordialidade prevaleça sempre”.

Sequelas - Gilson destacou a importância da última eleição presidencial no processo de afastamento dele com o ex-prefeito Edson Vieira e pessoas ligadas diretamente a ele. “As razões dessa decisão são meramente políticas e como já disse em outro momento aqui nessa tribuna: a última eleição para presidente da República foi um divisor de água e um verdadeiro plebiscito. Dividiu e colocou conservadores e progressistas de lado opostos de forma muito nítida”.

Mágoas - “Talvez tenha começado aí um processo de distanciamento natural do grupo, pois, escutei muitas piadinhas e indiretas que tentava colocar em xeque a minha fidelidade ao grupo”, falou ele na tribuna da Câmara.

O novo caminho - “É momento de seguir um novo caminho do ponto de vista da política local, já que minhas bandeiras sempre foram as mesmas, independente do grupo político no qual militei, e militarei a partir de agora. Por isso, a partir de hoje preciso seguir um novo caminho e esse será ao lado de Fábio e Helinho, onde defenderei minhas bandeiras sem precisar ser questionado e sobretudo ajudando a construir um novo tempo”, disse Gilson, bastante emocionado em meio as palmas empolgadas dos novos aliados políticos, que lotaram as dependências da Câmara.

Edson também foi - Outro fato que chamou a atenção de todos é que no final da sessão, já no começo da noite desta quinta, o ex-prefeito Edson Vieira resolveu visitar a Câmara e posou para fotos ao lado do presidente Zeba e da vereadora Nega. Para muitos, um indicativo de que ambos poderão aderir ao projeto de Edson.

O azul ressuscitou? - Em uma das fotos, inclusive, fica clara a afinidade de Edson e Nega, uma verdadeira demonstração de carinho... Logo Nega, que na posse do prefeito Fábio e dos vereadores eleitos em 2020 gritou na Câmara de Vereadores que o azul havia acabado.

E para finalizar, perguntar não ofende: Teria o grupo ‘Verde’ de Santa Cruz do Capibaribe, acabado politicamente na tarde desta quinta-feira?

Nenhum comentário:

Postar um comentário