terça-feira, 14 de fevereiro de 2023

Carnaval deve movimentar R$ 8,18 bi no setor de turismo


Após o hiato de dois anos sem festas de carnaval populares por causa do período mais intenso e delicado da pandemia da Covid 19, a celebração marcada para acontecer em 2023 deve movimentar cerca de R$ 8,18 Bi no setor de turismo, segundo dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Esse é o primeiro ano após um período mais recluso, com festas mais restritas, limitadas com quantidade de pessoas, por causa dos altos números de contaminação do coronavírus. Com expectativa de retorno dos blocos tradicionais, a tendência é uma alavancagem nos setores de hotéis, aéreo, restaurantes e transporte.

De acordo com a economista e professora do Centro Universitário dos Guararapes (UNIFG), Lytiene Rodrigues Cunha, alguns fatores contribuíram para uma expectativa positiva. "Em 2022, o setor de turismo já sinalizava um crescimento de 36,9%, ainda que tenha sofrido com uma forte retração, significativa, durante a pandemia. Em relação a 2021, até o mês de setembro, já havia crescido 22,5%. 2023 conta com 7 feriados prolongados, feriadões, que deverão movimentar o setor de turismo, ainda que numa dimensão menor que o carnaval", comenta.

A economia local de Pernambuco também tem a oportunidade de crescer, de forma significativa, durante 5 dias. O setor hoteleiro, gastronômico, estético, as locadoras de veículos, os serviços de aplicativo de transporte e comércio local têm a oportunidade de alavancar suas vendas antes e durante a festa. "E, por incrível que pareça, as praças de alimentação de shoppings centers também ficam lotadas, porque as pessoas sentem-se mais confortáveis para fazer suas refeições, com grande variedade de cardápios", explica.

Ainda segundo Lytiene, a cidade do Recife tem uma tradição com essa festividade e um marketing muito forte com o frevo, cultura afro, festa multicultural, sendo um dos blocos mais famosos, o Galo da Madrugada, que sempre atinge uma quantidade maior de foliões. Olinda e o seu centro histórico, tem as tradicionais festas na ladeira e o místico Homem da Meia Noite. "Contudo, em meio a folia, as pessoas frequentam as praias, descansam nos hotéis, visitam várias localidades. Cabo de Santo Agostinho possui no litoral nove praias, é o município com a melhor oferta desse atrativo. Em Ipojuca estão as mais famosas, como Porto de Galinhas, Maracaípe e Muro Alto. E não podemos esquecer as famosas Tamandaré e Praia dos Carneiros. É muita oferta com boas condições para atender aos turistas, por isso, essa movimentação financeira no período", finaliza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário