sexta-feira, 10 de fevereiro de 2023

Confira a coluna 'Politicando' desta sexta-feira

No ar mais uma coluna ‘Politicando’, com os principais fatos da sempre animada (ou quase sempre) cena política de Santa Cruz do Capibaribe.

Fim de novela - O plenário do Tribunal Superior Eleitoral julgou na manhã desta quinta-feira o recurso de Jefferson Timóteo de Lima contra o mandato do ex-prefeito do Cabo de Santo Agostinho e deputado estadual Lula Cabral. O julgamento interessava diretamente o santa-cruzense Diogo Moraes, que após retotalização de votos ficou na primeira suplência do seu partido (o PSB) na ALEPE.

Santa Cruz fora da ALEPE - O TSE confirmou a decisão do relator, o ministro Ricardo Lewandovsky, proferida em dezembro passado, e manteve, por unanimidade, Lula Cabral no mandato, dessa forma, Santa Cruz do Capibaribe fica, pela primeira vez em décadas, sem um representante sequer na Assembleia, um prejuízo político que ainda não pode ser calculado, mas que poderá ser sentido em breve.

Quando um não quer... - O empresário santa-cruzense Valmir Ribeiro parece não estar muito afim de uma aproximação do seu grupo, até bem pouco tempo liderado por Allan Carneiro, com o tradicional grupo Boca-Preta. Ao menos essa é a impressão de quem assistiu sua entrevista, nesta quarta-feira a noite, ao Programa Independente, que vai ao ar no Santa Cruz Online.

Vetados - Ele simplesmente vetou previamente os principais nomes do partido ‘Azul’. Segundo ele, é importante sim uma composição ampla de oposições com vistas a eleição de 2024, no entanto, com o grupo Boca-Preta indicando ‘apenas’ a vice de uma eventual chapa majoritária e, detalhe, sem a presença de Edson Vieira (possibilidade 0), Alessandra Vieira (segundo ele, o grupo deve ter nomes melhores), nem Joselito Pedro (que para ele, representa a velha politica).

Bronca em Vertentes - Uma verdadeira ‘bomba’ caiu sobre a saúde púbica da cidade de Vertentes. Fiscalização do Conselho Regional de Odontologia (CRO) flagrou irregularidades em sete postos de saúde do município (de oito visitados), em especial, nos gabinetes odontológicos, alvos de constantes denúncias, oriundas de profissionais que atuam na área, bem como, de cidadãos que utilizavam dos serviços.

Irregularidades - O chefe da fiscalização do CRO, João Godoy, comentou a ação nas redes sociais do Conselho: “Não é com alegria que fazemos as interdições, pois sabemos que quem mais sofrerá é a população”, disse ele, frisando que na operação foram comprovadas, a falta de equipamentos, como aparelhos de autoclave (utilizados na esterilização de equipamentos) e de insumos fundamentais para o atendimento ideal para a população.

Irregularidades II - João Godoy disse ainda que a Prefeitura já foi notificada, os problemas apontados e que, inclusive, já foi estipulado um prazo para a realização das devidas correções. Ele reforçou ainda a importância de novas denúncias, caso os transtornos voltem a acontecer.

Poderia ser ainda pior - Figura atuante no bloco de oposição da cidade de Vertentes, o jovem João Albuquerque utilizou suas redes sociais para comentar o ocorrido na cidade. “Uma vergonha, de oito postinhos, sete tiveram os gabinetes odontológicos internados por apresentar irregularidades”, disse ele, que falou que a situação poderia ser ainda pior, pois, três postos de saúde de comunidades rurais não chegaram a ser visitados pela fiscalização do CRO: Junco, Serra Seca e Serra da Cachoeira.

De olho no calendário - A Prefeitura Municipal do Brejo da Madre de Deus, através da Secretaria de Obras e Planejamento, tem trabalhado para reforçar a divulgação do calendário da coleta de lixo, tanto em Brejo sede, quanto nos distritos.

A população - Com a publicação do calendário, a secretaria pede a colaboração da população para que os sacos de lixo sejam colocados nos dias que os carros passarão para fazer o recolhimento, para que assim evitem o acumulo de entulhos na rua, ou que os animais os espalhem.

O adeus ao Pavão Misterioso - Faleceu nesta quinta, aos 90 anos, de causas naturais, o ex-deputado e ex-prefeito de Belo Jardim, Cintra Galvão, conhecido como Pavão Misterioso. 

O adeus ao Pavão Misterioso II - Cintra tornou-se figura conhecida da cena política local em 2010, quando o seu filho, Cecílio, fechou uma parceira política com o ex-prefeito Zé Augusto Maia, à época candidato a deputado federal. Cecílio, que não foi eleito, recebeu pouco mais de 6 mil votos em Santa Cruz do Capibaribe, enquanto Zé Augusto recebeu cerca de 9 mil em Belo Jardim, essenciais para a sua vitória naquele ano.

O adeus ao Pavão Misterioso III - O corpo de Cintra Galvão está sendo velado em Belo Jardim, na quadra do Colégio Diocesano, onde permanecerá até a manhã de amanhã. Ainda neste sábado será celebrada uma missa de corpo presente e, depois o corpo seguirá para cremação no Cemitério Jardim Metropolitano, em Olinda.

E para finalizar, perguntar não ofende: Edson Vieira e seu grupo irão se submeter as imposições de Valmir Ribeiro e do grupo ‘Verde’?

Nenhum comentário:

Postar um comentário