terça-feira, 28 de fevereiro de 2023

Governo do Estado anuncia convênio para gestão do Memorial da Democracia de Pernambuco


O Governo do Estado iniciou tratativas para a elaboração de um convênio de gestão coletiva do Memorial da Democracia de Pernambuco Fernando de Vasconcellos Coelho, o primeiro inaugurado em nível estadual em todo o país. A proposta prevê a atuação em conjunto das secretarias de Justiça e Direitos Humanos, Defesa Social, Comunicação, da Companhia Editora de Pernambuco (Cepe) e da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), além da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe).

Com o convênio de cogestão, a SDS ficará responsável pela segurança do espaço, a Cepe pela manutenção documental e pela limpeza, a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos pela coordenação e a Empetur reforçando as atividades culturais e de divulgação do patrimônio da cultura pernambucana. “A gestão ficará a cargo da Cepe até que o convênio seja firmado. Essa ação conjunta do Executivo e do Legislativo estaduais fortalece a importância do Memorial para a formação dos cidadãos, estímulo à pesquisa, salvaguardando ainda a história da democracia e de nossas lutas libertárias”, destaca o presidente da Cepe, João Baltar Freire.

Ocupando 600 metros quadrados do casarão do Sítio da Trindade , em Casa Amarela, o Memorial da Democracia de Pernambuco reúne todo o acervo documental produzido pela Comissão Estadual da Memória e Verdade Dom Helder Camara - contando com mais de 70 mil documentos.

O projeto foi desenvolvido pela socióloga Isa Grinspum Ferraz, também responsável por outros projetos fundamentais, como a curadoria do Museu Cais do Sertão. O acervo histórico do Memorial está distribuído em cinco salas do casarão - prédio tombado pelo Iphan e que tem valor histórico relevante, uma vez que acolheu o Forte Arraial do Bom Jesus, no século 17, ponto de resistência contra os invasores holandeses. Entre os anos 1960 e 1964 foi ainda a sede do Movimento de Cultura Popular, que reuniu nomes como Paulo Freire e Francisco Brennand, e que teve suas atividades encerradas após ser invadido por tanques na ditadura militar. O espaço físico do Memorial da Democracia de Pernambuco também contempla salas para palestras, debates e exibições de filmes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário