quinta-feira, 12 de março de 2020

Pernambuco confirma primeiros casos de coronavírus

Pernambuco confirmou os primeiros dois casos importados do novo coronavírus. As informações foram divulgadas na manhã desta quinta-feira (12), em coletiva de imprensa, pelo secretário de Saúde do Estado, André Longo. Os casos confirmados são de um casal que viajou para a Itália, segundo país com mais casos do vírus no mundo.

Além dos dois confirmados, um dos 17 casos suspeitos do novo coronavírus trata-se de um contato desse casal já confirmado. Esse paciente teve contato direto com os dois casos confirmados está em tratamento domiciliar e aguarda o resultado do teste para covid-19. Caso o resultado do teste seja positivo, será o primeiro registro de contaminação local do novo coronavírus.

Em balanço divulgado na tarde de quarta-feira (11), a SES-PE havia informado que subiu para 17 o total de casos suspeitos no Estado. Outros 22 foram descartados, totalizando 39 notificações desde o dia 24 de fevereiro. Dos 17, três estão em isolamento hospitalar em unidades de saúde. Os demais foram encaminhados para isolamento domiciliar. Segundo a pasta, todos apresentam quadros de saúde estáveis e com boa evolução clínica.

Com a confirmação dos casos, Pernambuco passa a ser o terceiro estado do Nordeste a registrar o vírus, acompanhado da Bahia, com três casos, e de Alagoas, com um caso.

Brasil - Até o fim da quarta-feira, o Brasil somava 69 casos confirmados do novo coronavírus. O Ministério da Saúde havia confirmado 52 casos à tarde. Em seguida, a Bahia registrou mais um e o hospital Albert Einstein, em São Paulo, divulgou a confirmação de 16 novos casos. Entre as novas confirmações, 11 ocorreram em São Paulo, cinco no Rio de Janeiro, uma no Rio Grande do Sul e outra no Distrito Federal. 

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia confirmou um novo caso no final da tarde desta quarta. Com a atualização em Pernambuco, ao menos oito estados e o Distrito Federal já têm registros do covid-19. O maior número ocorre em São Paulo, onde há 30 casos confirmados até o momento.

Uma análise do Instituto Pensi, centro de pesquisa clínica em pediatria do Hospital Infantil Sabará, aponta que, a partir do momento em que o Brasil tiver 50 casos confirmados de coronavírus, o país poderá chegar a mais de 4 mil casos em 15 dias e cerca de 30 mil casos em 21 dias.

Pandemia - A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou na quarta que a covid-19, que infectou mais de 125 mil pessoas e matou quase 5 mil em todo o mundo, é uma pandemia.

O chefe da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, estimou que, "nos próximos dias e semanas", o número de casos, mortes e países afetados aumentará. A organização voltou a pedir aos países, porém, que atuem para "conter" a pandemia. "Devemos ser mais agressivos", insistiu, , enfatizando que essa "pandemia" pode "ser controlada".

Com informações da Folha de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário