terça-feira, 2 de maio de 2023

Governo manda Google sinalizar como 'publicidade' material feito pela empresa contra PL das Fake News

A Secretaria Nacional do Consumidor, vinculada ao Ministério da Justiça, determinou nesta terça-feira (2) que o Google sinalize como "publicidade" os conteúdos produzidos e veiculados pela empresa com críticas ao projeto de lei das Fake News.

O Google também terá que veicular, em até duas horas após ser notificado pelo governo, "contrapropaganda [...] voltada a informar devidamente os consumidores o interesse comercial da empresa no que concerne à referida proposição legislativa."

A Câmara pode votar ainda nesta terça o projeto de lei, que cria regras para criminalizar a divulgação de conteúdo falso e responsabilidade as redes por irregularidades não combatidas nesses ambientes virtuais (clique para ver os detalhes do texto).

Ao longo dos últimos dias, e até o início da tarde desta terça, a página inicial do buscador exibia a mensagem: "O PL das fake news pode aumentar a confusão sobre o que é verdade ou mentira no Brasil".

Clicando no texto, o usuário é levado um artigo do dia 27 de abril contra o projeto de lei. O texto não informa o interesse do Google no tema. Nesse artigo, há link para um outro, chamado "Como o PL 2.630 pode piorar a sua internet". Veja o link no print abaixo, feito às 12h47 desta terça:
Pouco após o anúncio da decisão da Senacon, o link foi retirado do ar.

Veja a diferença no print abaixo, feito no mesmo navegador às 13h04:

Em nota, o Google afirmou que são "falsas" as alegações de que a empresa estaria ampliando, nas buscas sobre o tema, o alcance de páginas com conteúdo contrário ao PL das Fake News.

O Google também diz que o material assinado pela própria empresa sobre o tema é uma manifestação "pública e transparente" da visão da organização sobre o tema (clique para ler a íntegra da nota).

Com informações de O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário