No ar mais uma coluna ‘Politicando’, com os principais fatos da sempre animada (ou quase sempre) cena política de Santa Cruz do Capibaribe.
Capitulo final - Chegou ao final, na tarde desta terça-feira, a novela em torno da escolha do novo membro do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco. Através de eleição direta, com votação secreta, a Assembleia Legislativa indicou o nome do deputado, filiado ao PSB, Rodrigo Novaes, que agora passa a ser conselheiro do TCE.
Final feliz - A vitória de Rodrigo foi uma verdadeira lapada. Ele venceu o também deputado do PV Joaquim Lira (apoiado abertamente pela governadora Raquel Lira) por 30 votos a 18, em uma verdadeira demonstração de força e poder de articulação. O socialista teve como principais aliados nessa eleição, o presidente da ALEPE, Álvaro Porto, o prefeito de Recife, João Campos e o deputado estadual Diogo Moraes, beneficiado diretamente com o desfecho da votação, uma vez que ele ocupava até então a primeira suplência do PSB.
A missão - Visivelmente emocionado com o resultado da eleição na ALEPE, Diogo celebrou, depois de quatro ‘longos meses’ afastado de um mandato de deputado estadual, posto ocupado por ele desde fevereiro de 2011. “Muitas vezes, não entendemos os planos que Deus tem para nossas vidas. Na última eleição, ficamos na primeira suplência de deputado estadual e passamos quatro meses longe do mandato parlamentar, mas nunca nos distanciamos da nossa missão: trabalhar pelo povo pernambucano, em especial do interior do Estado”.
Festa - “Garanto a vocês: Este será um dos mandatos mais especiais da minha vida. Vou trabalhar dia e noite para honrar cada voto recebido e representar nosso povo com compromisso e responsabilidade na Assembleia Legislativa. O trabalho nunca parou!”, disse Diogo, que foi tão festejado pelos deputados quanto Rodrigo Novaes.
Os vencedores - O resultado da eleição desta terça na ALEPE consagrou não apenas a vitória de Rodrigo Novaes, mas também conquistas do presidente da Casa, Álvaro Porto, que mostrou forças diante a tentativa mal sucedida de articulação da governadora do estado, do prefeito João Campos, que venceu o primeiro embate político contra Raquel, de Diogo, que volta a ocupar a titularidade do seu mandato e de Santa Cruz do Capibaribe, que depois de quatro meses volta a ter um filho da terra a representando na Assembleia.
A derrotada - A governadora Raquel Lyra teve que digerir uma sequência de fatos ruins. Primeiro viu sua tentativa de articular a candidatura de Joaquim Lira ruir, diante uma série de manobras equivocadas. Depois disso viu e ouviu uma tremenda ‘sugesta’ do presidente da Assembleia, que disse em alto e bom som que ‘pessoas teriam tentado tratar a eleição como um balcão de bodega’, dando a entender que deputados foram procurados para desistirem do voto em Rodrigo Novaes.
Não começou - E na manhã desta quinta ainda viu o deputado Diogo dizer poucas e boas com o seu governo, em entrevista a Rádio Folha. “Há quase seis meses ela vem com essa conversa que precisa arrumar a casa, mas o fato que temos é que governo Raquel Lyra simplesmente não começou”, disse ele.
Ele também comemorou - Em entrevista concedida a Rádio Polo, o vereador Gilson Julião comemorou a volta do deputado Diogo Moraes a ALEPE. “Ele (Diogo) representa não apenas Santa Cruz, mas sim toda a região do Polo de Confecções. Estávamos vivendo a expectativa de sua volta, torcendo para que Rodrigo Novaes fosse realmente para o Tribunal de Contas para que assim, Diogo assumisse mais uma vez seu mandato, para retomar definitivamente o seu trabalho por nossa região”.
Quanto mais, melhor - Gilson ainda disse algumas torceram, de forma direta ou indireta, para que Diogo não assumisse seu mandato em definitivo. “Isso é muito ruim, pois acredito que quanto mais deputados representando nossa cidade, melhor. Não podemos querer o mal da cidade apenas porque alguém é seu adversário político. O ideal seria que os três grupos políticos da cidade tivessem representantes na Assembleia, para assim, eles pudessem ‘brigar’ por coisas boas para o nosso município”, disse ele.
Oportunidade - A prefeitura municipal do Brejo da Madre de Deus, através da Secretaria de Educação e do Departamento da Juventude firma parceria com a Faculdade Anhanguera, para a oferta de descontos especiais para os servidores municipais e população em geral em cursos profissionalizantes e de graduação.
Descontos - A parceria beneficia os servidores municipais com descontos de até 65% em cursos de graduação, estendendo-se também aos filhos, com até 24 anos de idade e cônjuge. Já para a população em geral, serão ofertados cursos profissionalizantes com certificação, de forma totalmente gratuita.
Onde? - Os servidores interessados devem apresentar o contracheque e certificação de comprovação, e dirigirem-se à Secretaria de Educação, na Rua Hisbelo de Queiroz Campos, Centro.
Compromisso - O diretor do departamento da juventude João Rosal, destacou a importância da parceria com a instituição. “A Faculdade Anhanguera é um grupo educacional reconhecido no país por sua excelência naquilo que se propõe a fazer, podermos trazer e ofertar esses cursos em nosso município é importantíssimo. Ofertar possibilidades tanto aos nossos servidores como a população em geral é um compromisso do prefeito Roberto Asfora”, destaca.
E para finalizar, perguntar não ofende: O resultado da eleição na ALEPE para a escolha do novo conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, será suficiente para ‘acordar’ a governadora Raquel Lyra?
Nenhum comentário:
Postar um comentário