sexta-feira, 12 de maio de 2023

Confira a edição desta sexta-feira da coluna 'Politicando'


No ar mais uma coluna ‘Politicando’, com os principais fatos da sempre animada (ou quase sempre) cena política de Santa Cruz do Capibaribe.

Taquaritinga fervendo - A cena política de Taquaritinga do Norte esteve muito movimentada nesta semana, e o principal evento foi o ato promovido pelo vice-prefeito Gena Lins, batizado de ‘Encontro de Lideranças’, onde ele recebeu oficialmente o apoio do vereador Ronaldo César, do empresário Paulo de Necão e de outras personalidades da política local.

Presença - O deputado estadual Kaio Maniçoba marcou presença no evento. Ele é líder do PP na Alepe e representou o deputado federal Eduardo da Fonte, presidente estadual do partido, que recentemente recebeu a filiação de Gena.

A fala de Gena - "É com grande satisfação que recebemos estas importantes adesões, pois estamos fazendo uma política séria, ouvindo o nosso povo, sem imposições e construindo um entendimento de forma coletiva, o que deixa evidente que estamos no caminho certo", disse Gena.

Gena Arruda - Um fato que chamou a atenção e arrancou risadas da plateia presente foi o lapso cometido pelo ex-vereador Dé Cumarú, pai do vereador Guilherme Cumarú. Aliado histórico do ex-prefeito Jânio Arruda, ele parece não ter esquecido ainda o ex-companheiro de campanhas eleitorais, tanto é que se referiu a Gena como, ‘Gena Arruda’...

Enquanto é tempo... - E por falar em Jânio, era grande o número de ex-aliados dele no evento promovido por Gena, deixando claro que, ou o velho ‘Tampa de Crush’ se mexe no tabuleiro político, ou poderá ser atropelado pelos seus adversários na disputa de 2024.

A outra fala de Gena - Outro fato que chamou a atenção em Taquaritinga foi o vazamento de áudio, onde Gena fala sobre uma possível participação sua em uma reunião em uma das associações da cidade. “Reunião de associação você só leva cobrada e critica... Você só faz, faz e faz, e quando chega lá é cobrança e crítica toda vez, daí tem horas que eu evito. Faz 15 dias que fui a uma associação e não pediram minhas calças lá porque viram que estava velha. Aí o cara não tem muito o que dar, o cara vai lá fazer o que?”, diz ele no áudio.

A justificativa - Durante o ‘Encontro de Lideranças’ Gena fez uma discreta referência ao áudio vazado. Ele afirmou que pessoas soltaram o áudio para denegrirem sua imagem diante as associações locais. O vice-prefeito falou ainda que não tem o poder de executar obras e que se a população pede, é porque precisa, de fato. Para finalizar, ele pontuou que a gestão municipal tem que estar presente em cada localidade do município.

Preocupante - A preocupação de Gena com o conteúdo do áudio é fato, e se justifica. A cidade de Taquaritinga do Norte tem uma enorme área rural, com a atuação direta e constante de dezenas de associações. Não é nada bom para a imagem de quem pretende governar a cidade a pecha de antipático ou pior, a de ‘inimigo das associações’.

Projeto engavetado - Enquanto isso, em Santa Cruz do Capibaribe, os vereadores Gilson Julião e Augusto Maia solicitaram que o presidente da Câmara, Zeba, colocasse o projeto de financiamento do Hospital Fernando Aragão em pauta, para que assim o mesmo seja votado. O projeto está engavetado há semanas, depois de uma sequência de desentendimentos e o acionamento da Justiça comum.

Zeba não quer o Hospital - Zeba disse que o projeto não será colocado em pauta, pois o mesmo foi levado à Justiça e nela existe um recurso por parte da presidência. O presidente chegou a dizer que enquanto houverem instâncias a serem apeladas, o processo seguirá e o projeto, consequentemente, seguirá engavetado.

Zeba não quer o Hospital II - Gilson chegou a argumentar que o que foi levado à Justiça foi uma emenda e não o projeto na íntegra, portanto, não existiriam impeditivos legais para a votação do projeto. “Infelizmente chegamos a conclusão que não há vontade política do presidente da Casa em votar o projeto do financiamento do Hospital Fernando Aragão, uma obra importante, que neste exato momento está travada diante um jogo político pequeno, que só serve para atrapalhar e atrasar a vida das pessoas mais carentes de santa Cruz do Capibaribe”.

Já em Brejo da Madre de Deus... - O registro de candidaturas para os cargos de Conselheiros Tutelares das Crianças e Adolescentes para o quadriênio 2024/2028 foi prorrogado para a próxima quarta-feira, dia 17. A decisão foi tomada pela Comissão Especial do Processo de Escolha.

Informações - Os interessados devem se inscrever na Secretaria de Assistência Social, em Brejo sede, nos CRAS Fazenda Nova e São Domingos. A eleição será em 1º de outubro e serão escolhidos 10 membros, dos quais cinco serão titulares e cinco suplentes para cada setor (Sede e São Domingos). A posse será em janeiro de 2024.

As atribuições - A função de conselheiro tutelar exige dedicação exclusiva, sendo incompatível com o exercício de outra função pública e/ou privada. Os conselheiros titulares e suplentes serão escolhidos por voto direto dos cidadãos com domicílio eleitoral no município. Os conselheiros tutelares têm como responsabilidade o atendimento as crianças, adolescentes e suas famílias, aplicando medidas de proteção.

Educação em pauta - Ainda em Brejo, o prefeito Roberto Asfora encaminhou na tarde desta quarta-feira à Câmara de Vereadores o projeto de lei complementar nº 01 de 2023, que visa criar a jornada especial de horas extras para professores no âmbito da rede municipal de ensino do município e dá outras providências.

Educação em pauta II - A PL complementar propõe que os docentes titulares de cargos de professor na rede municipal de ensino com carga horária específica de cento e cinquenta horas aulas deverão ingressar na Jornada Especial de Hora Trabalho Excedente, para regência de turmas, exclusivamente em sala de aula regular do ensino fundamental 1 que engloba do 1º ao 5º, incluindo-se também o ensino infantil que contempla creche e pré-escola.

Valorização - Segundo o prefeito Roberto Asfora: “O Projeto assegura a justa e progressiva valorização dos profissionais que fazem a educação pública municipal”.

E para finalizar, perguntar não ofende: Por que Zeba é contra o projeto de financiamento e construção do Hospital Fernando Aragão?

Nenhum comentário:

Postar um comentário