sexta-feira, 2 de julho de 2021

João Campos sanciona lei que torna o brega Patrimônio Cultural Imaterial do Recife



O prefeito do Recife, João Campos (PSB), sancionou na tarde desta quinta-feira (1º), a lei 01/2021 de autoria do vereador Marco Aurélio Filho (PRTB), que concede ao movimento brega o título de Patrimônio Cultural Imaterial do Recife. No último dia 30 de maio o título foi aprovado por unanimidade pela Câmara Municipal do Recife. De acordo com o texto da lei, "a iniciativa é uma forma de incentivar e valorizar os artistas, dançarinos, empresários e todos aqueles que direta ou indiretamente contribuem com o cenário econômico e cultural da cidade do Recife".

Artistas, influenciadores e empresários da música brega participaram do ato, entre eles MC Sheldon, Dany Myler, Eliza Mell, Michelle Mello, Anderson Neiff, MC Elvis, Palas Pinho, Valquíria Santana, Eliabe King e Alexandre Vinicius (Brega Bregoso), Thiago Gravações, Diego Zika e a marca Estilo Bregoso. Também esteve presente no encontro o presidente da Câmara Municipal do Recife, Romerinho Jatobá (PSB).

João Campos falou sobre a importância do movimento para a economia da cidade, além de registrar sua admiração pelo brega. "Tenho um respeito imenso pelo Brega - assim como tenho por todas as outras representações culturais da nossa cidade”, disse o prefeito. “Mais que um ritmo, esse movimento cultural envolve música, dança, comportamento, e é uma expressão autêntica da nossa periferia, que precisa ser fortalecido e preservado. O brega romântico, o brega-funk e o passinho estão no cotidiano das pessoas, criam tendências, mobilizam multidões e fazem a economia girar. Estaremos cada vez mais juntos e misturados, não apenas no discurso".

"Venceu a periferia e todos aqueles que fazem parte de um movimento tão importante para a cidade. Aproximar o poder público do movimento brega é sinônimo de progresso e oportunidade. O brega venceu", disse o vereador Marco Aurélio Filho, que também ressaltou que com a lei, além de valorizar toda uma cadeia produtiva que está envolvida, faz com que qualquer evento cultural na cidade tenha em sua grade pelo menos um representante do frevo e um do brega.

Como representante do movimento, a cantora Michelle Melo agradeceu a consideração e o reconhecimento dado pelo prefeito João Campos. "Cultura é tudo aquilo que faz parte da vida de um povo e não tem quem possa dizer que o Brega não faz parte da vida de muita gente. Não só faz parte, como mudou a vida de cada um de nós, moradores de periferia, na maioria autodidatas, que não tiveram apoio nenhum. Esse reconhecimento hoje é muito importante, até para que outras pessoas entendam que vale a pena acreditar em quem você é, no que você gosta de fazer. Eu queria que as pessoas começassem a ver o brega não como uma música, mas como um movimento dos cidadãos de periferia, que tiveram coragem de mostrar que também têm o direito de brilhar”, almejou.


"Isso faz com que nosso brega chegue ao patamar que de fato ele merece, depois de tantos anos de luta”, compartilhou a cantora Dany Myler. Quem compartilha do mesmo sentimento é o cantor Sheldon Ferrer. “Estou muito feliz por agora fazer parte da cultura pernambucana, nosso movimento que há tanto tempo está na casa do povo e hoje tem essa receptividade, vejo que esse é um momento muito importante e feliz. O brega agora é cultura!”, comemorou Sheldon.

“Eu estou muito feliz com essa conquista. Cheguei agora no movimento brega-funk, no brega, e esse momento pra mim é uma coisa surreal. O nosso prefeito João Campos, junto com a Prefeitura do Recife, fez um trabalho muito lindo. Com isso não vou ser mais discriminado, as pessoas vão ter que respeitar o passinho, o movimento brega-funk”, comemorou Anderson Neiff.

Nenhum comentário:

Postar um comentário