quinta-feira, 8 de agosto de 2019

Secretaria de Saúde de Santa Cruz do Capibaribe esclarece sobre vacinação contra sarampo

Diante dos respectivos casos noticiados nos meios de comunicação do país com relação a um possível surto de sarampo em alguns estados, a Prefeitura Municipal de Santa Cruz do Capibaribe e a Secretaria de Saúde informam que no município não há nenhum caso registrado.

A grande demanda da população em busca da vacinação é vista, momentaneamente, como inapropriada para o município, tendo em vista que as vacinas que combatem a transmissão do vírus são disponibilizadas diariamente nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), e que contam com quantidade necessária para proteção do público-alvo da cidade.

A Secretaria de Saúde também deixa claro que a vacina que combate a transmissão do vírus é feita através da tríplice viral, que também protege a caxumba e rubéola. Devem ser imunizados apenas que não tem esquema vacinal completo ou que não se lembra de ter sido imunizado.

A vacina também é indicada para indivíduos de 12 meses a 29 anos de idade com a aplicação de duas doses com intervalo de 30 dias entre elas; Adultos de 30 a 49 anos não vacinados, tomam uma dose da tríplice viral; profissionais da saúde não vacinados recebem duas doses com a tríplice viral, independentemente da idade com intervalo de 30 dias entre elas.

Crianças de 6 meses e menores de 1 ano, que vão se deslocar para municípios que apresentam surto ativo do Sarampo devem ser vacinadas contra a doença pelo menos 15 dias antes da viagem.

Vale ressaltar que as pessoas que se encontram com a caderneta de vacina com as doses em dia, não precisam se vacinar novamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário