quarta-feira, 16 de janeiro de 2019

Assessores da Câmara de Vereadores de Aliança confessam que são funcionários fantasmas

Doze assessores de gabinete da Câmara de vereadores do município de Aliança, na Zona da Mata Norte do Estado, confessaram, em delação premiada à Polícia Civil, que são funcionários fantasmas do local há dois anos. 

As investigações começaram em agosto do ano passado e os assessores foram alvo da operação Anticorrupção II, deflagrada na manhã desta quarta-feira (16). Segundo Joselito do Amaral, chefe da Polícia Civil, os desvios chegam a aproximadamente R$ 500 mil. Cinco vereadores e a presidente da câmara de Aliançatambém estão sendo investigados.

Durante a operação foram cumpridos 12 mandados de busca e apreensão dentro de gabinetes da Câmaras de vereadores e na casa da presidente da câmara Maria José de Oliveira, conhecida por Zinha, onde foram aprendidos celulares, CPUs e livros de ponto. 

"Os 12 servidores são comissionados e também concursados. Eles assumiram que não trabalharam nenhum dia mas que recebiam salário e gratificação de 100% sobre o valor do salário. Estamos investigando os valores individuais que cada um ganhava e se os vereadores também ficavam com parte desse dinheiro", contou Joselito.

Os envolvidos estão sendo investigados pelos crimes de peculato, organização criminosa, falsidade ideológica e enriquecimento ilícito.

Joselito disse ainda que até o momento ninguém foi preso. "Os vereadores ainda vão ser ouvidos e com os desdobramentos da investigação a justiça deve decidir pelo afastamento ou não dos vereadores e servidores".

Com informações da Folha de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário