O vereador Vando da Sertec tem caracterizado seu mandato parlamentar como um instrumento de luta pelas causas populares. Quer seja criando e preservando feiras livres, escutando as demandas do homem do campo, lutando pela agricultura familiar, entre outras ações, Vando da Sertec também tem tido um olhar voltado para a classe forrozeira e para os artistas populares de Santa Cruz do Capibaribe.
Em recente encontro com o prefeito Fábio Aragão, onde participaram da reunião o gestor de cultura Adeilson Bezerra, o chefe de gabinete Eliel Antônio e o forrozeiro é ícone cultural Bento da Zabumba, alem de outros forrozeiros, Vando da Sertec trouxe para Santa Cruz a ativista cultural e presidente da Associação dos Sanfoneiros da Paraiba, Dona Joana, personalidade marcante da cultura paraibana.
"Nosso objetivo com a vinda se Dona Joana é ajudar na organização da classe forrozeira e dos sanfoneiros, a partir da Orquestra Sanfonica de 8 Baixos, única no mundo, e que precisa ser mais valorizada e incentivada pela cidade numa linha geral".
Vando da Sertec e Dona Joana já tiveram diversos encontros para tratar do fortalecimento do movimento cultural de Santa Cruz do Capibaribe, sobretudo, da sanfona e do forró.
O vereador está empenhado no incentivo do surgimento da Associação dos Sanfoneiros e Forrozeiros de Santa Cruz do Capibaribe.
Joana Alves é Presidente da Associação Balaio Nordeste e Coordenadora Nacional do Fórum do Forró de Raiz. Dona Joana articula o movimento do Forró como Patrimônio Cultural do Brasil desde 2011, representando a voz da comunidade artística junto à diversos órgãos públicos.
Com informações do Blog do Marcondes Moreno
Nenhum comentário:
Postar um comentário