Estreitar os laços culturais entre os estados da Paraíba e Pernambuco, fortalecendo traços e elementos únicos do nosso povo, tais como, o forró e fole de 8 baixos. Com esse intuito, o vereador Vando da Sertec se encontrou com Dona Joana Alves, um dos principais nomes da cultura paraibana, coordenadora do Fórum Nacional ‘Forró de Raiz’ e presidente da Associação Cultural Balaio do Nordeste.
A luta de Dona Joana - Ainda no ano de 2011, Dona Joana foi a principal responsável pela articulação para o pedido de reconhecimento do Forró como patrimônio cultural imaterial do Brasil, fato que veio a se tornar realidade apenas dez anos depois, em dezembro de 2021. O movimento deu-se em meio a diálogos da Associação Balaio Nordeste com forrozeiros atuantes da Paraíba e buscou desde o primeiro momento a promoção de debates e ações voltadas para a melhoria das condições de cidadania dos artistas que trabalham com o forró em suas diversas denominações.
A festa – O reconhecimento do Forró como patrimônio cultural imaterial do Brasil foi celebrado em grande estilo, em audiência pública que aconteceu na Assembleia Legislativa da Paraíba e contou com a presença de poetas, músicos e artistas populares, em um verdadeiro ápice da cultura popular nordestina.
Integração e troca de experiências - Vando da Sertec falou sobre a vinda de Dona Joana a Santa Cruz do Capibaribe. "Nosso objetivo com a vinda se Dona Joana é ajudar na organização da classe forrozeira e dos sanfoneiros, a partir da Orquestra Sanfonica de 8 Baixos, única no mundo, e que precisa ser mais valorizada e incentivada pela cidade numa linha geral”, disse e seguiu, “Sua experiência na área e o sucesso de suas lutas e bandeiras nos enche de esperanças de que estamos sim, no caminho certo, no caminho daqueles que acreditam e investem na valorização da cultura. Espero que também possamos ser fonte de inspiração para ela e para os irmãos paraibanos, pois dessa forma, todos sairão ganhando".
Nenhum comentário:
Postar um comentário