quarta-feira, 12 de abril de 2023

Ferreiras desprestigiados - Eduardo Bolsonaro descarta André Ferreira e apoia Gilson Machado para Prefeitura do Recife em 2024

 

O ex-candidato ao Senado por Pernambuco, Gilson Machado, é a aposta de Eduardo Bolsonaro para a prefeitura do Recife nas Eleições 2024. O filho do ex-presidente da República divulgou seu apoio publicamente na manhã desta segunda-feira (10), aumentando ainda mais o clima de disputa no diretório estadual do Partido Liberal para as municipais do ano que vem.

Isso porque diferentes alas da legenda estão divergindo sobre quem deve ser o candidato da sigla para o pleito: se Gilson Machado Neto, que tem canal direto com Jair Bolsonaro, ou o deputado federal André Ferreira, irmão do presidente estadual do partido e ex-candidato ao governo de Pernambuco, Anderson Ferreira.

Na manhã de hoje, Eduardo publicou seu apoio a Gilson pelo Twitter. "Recife-PE tem alternativa conservadora para a prefeitura. O sanfoneiro e ex-ministro de Bolsonaro, Gilson Machado tem aparecido muito bem em pesquisas", escreveu o filho 03.

A publicação foi acompanhada de reportagens sobre a pesquisa eleitoral do Instituto Paraná Pesquisas, divulgada com exclusividade pelo Blog de Jamildo na semana passada.

Apesar do entusiasmo de Eduardo, o levantamento mostra que Gilson Machado ficou em quinto e sétimo lugar, respectivamente, em dois cenários diferentes. No melhor dos casos, ele alcançou 5,4% dos votos, ficando atrás de Clarissa Tércio e Miguel Coelho.

André foi citado em um dos cenários, alcançando também o quinto lugar, com os mesmos 5,4%, mas com outros nomes na disputa. Dos nomes da direita, ele ficou atrás de Daniel Coelho e Mendonça Filho.

Na pesquisa espontânea, Gilson Machado recebeu 0,6% das intenções de voto, sendo o quinto nome mais lembrado. André apareceu entre os últimos, com 0,1% — mesma porcentagem de Tulio Gadelha, por exemplo.

Num plano geral, João Campos liderou os três cenários de disputa criados pelo instituto. Além disso, o atual prefeito e a ex-candidata Marília Arraes (Solidariedade) seguem sendo os nomes mais lembrados pelos entrevistados.

Divergências entre aliados

 

Um aliado de Gilson Machado, sob reserva a este blog, voltou a expressar apoio ao ex-ministro, também usando a pesquisa eleitoral como base.

"Entre os cincos nomes mais lembrados estava o de Gilson Machado Neto/PL, ex-ministro do Governo Bolsonaro e maior liderança da direita em Pernambuco. Na intenção espontânea de voto o nome de Gilson Machado Neto aparece 600% maior de que o nome do deputado federal André Ferreira", cravou.

"Além do que, foi o candidato conservador que se mostrou mais competitivo. Inclusive é o único que não negaria apoio em 2026 a uma candidatura de Bolsonaro. Nessa pesquisa fica comprovado que os recifenses não esqueceram de Gilson Machado Neto que recebeu 323.716 mil votos em Recife", completou.

Antes, o Blog de Jamildo já havia revelado que o deputado estadual eleito Renato Antunes (PL), ligado a Anderson Ferreira, defende a indicação de André para o cargo.

"André é um quadro natural, três vezes vereador do Recife, deputado estadual, deputado federal por dois mandatos e é natural que o nome de André seja lembrado pela identidade que ele tem com o Recife", afirmou o deputado.

Por outro lado, Robson Ferreira, candidato derrotado a deputado federal pelo PL, diz que os conservadores de Pernambuco já escolheram um nome para 2024 e ele será Gilson Machado. "Sabemos bem que um nome para disputa da prefeitura do Recife ou ainda de municípios da Região Metropolitana já é apontado e ganha força em pesquisas espontâneas e no próprio meio político. Este vem sendo o caso de Gilson Machado, que é o principal e verdadeiro líder conservador no estado; fato provado e atestado por todos nós na última eleição".

Com informações do Jornal do Commercio 

Nenhum comentário:

Postar um comentário