segunda-feira, 3 de abril de 2023

Economista dá dicas de como economizar no almoço e nos presentes da comemoração da Páscoa


Peixes, ovos de chocolate, frutos do mar tendem a ter um aumento significativo no período da Páscoa. Essa época do ano é um momento de reunir a família para desfrutar do tradicional almoço de Páscoa, que pode ser realizado com menor custo. O primeiro passo é pensar no cardápio, depois é o momento de realizar uma pesquisa de preço e comparar o que pode ser comprado em um lugar e o que pode ser adquirido em outro. Os acompanhamentos tradicionais como arroz, feijão, jerimum e bredo podem ser uma boa opção de escolha na hora de economizar.

De acordo com a economista e professora do Centro Universitário dos Guararapes (UNIFG), Lytiene Rodrigues Cunha, fazer as compras e dividir o valor gasto pelo número de pessoas que vão participar do almoço é uma boa maneira de não ficar pesado para ninguém. “Outra dica é pensar se realmente vale a pena preparar muitos pratos diferentes. Em alguns casos, vale a pena um cardápio mais simples e até mesmo encomendar o prato principal, dependendo do custo levantado e da quantidade de pessoas, o preço cobrado pode sair mais em conta do que preparar em casa. É importante essa pesquisa prévia”, comenta.

Economizar pode ser um desafio porque o preço do peixe, de uma forma geral, vem acompanhando o preço da carne vermelha ou ficando acima. Observar essa variação pode ajudar na hora de escolher o que levar para casa porque o quilo do camarão pode ser menor que o quilo do peixe, tornando-se mais atrativo ao consumidor.

Caso o almoço seja em família, outra opção é criar um grupo no WhatsApp e combinar o que cada pessoa pode levar, o que facilita a organização e alivia o bolso. Para a sobremesa, os ovos de Páscoa são os mais desejados, mas nem sempre é possível comprar em grande quantidade. “Os preços estão muito altos, a diferença do valor entre as marcas é mínima. Pode parecer repetitivo, mas a dica é pesquisar e ponderar se vale a pena investir nos itens que são produzidos de forma artesanal. Para os menos ansiosos e que gostam de promoções, geralmente, as lojas fazem um saldão com redução de até 30% no valor cobrado durante a semana santa, na sexta-feira ou no sábado”, ensina.

Outra alternativa para quem gosta de cozinhar e passar um momento lúdico com as crianças é investir na compra de material para fazer o ovo de páscoa em casa. O comércio oferece muitos itens tornando essa oficina possível. Para quem não tem muita habilidade, Lytiene afirma que pode recorrer aos vídeos disponíveis na internet. “Os mais fáceis de serem produzidos são os de colher. Além de economizar, é uma experiência divertida com as crianças. Os pais podem perguntar quais sabores elas gostariam de fazer e oferecer opções como leite ninho, morango, chocolate, caramelo. São muitos sabores e muitas formas diferentes para finalizar o doce. Mas para quem ainda acha essa dica um desafio, pode fazer coelhos de chocolate em modem ou cestinhas com mini ovinhos”, conta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário