segunda-feira, 23 de setembro de 2019

Instituto Uescc realiza projeto de combate ao Trabalho Infantil na Indústria de Confecções do Polo do Agreste

O projeto intitulado "Trabalho Decente e Indústria Responsável: por uma Moda Consciente e uma infância protegida no Polo da Moda do Agreste de PE", visa contribuir com o debate, a elaboração e implementação de propostas que busquem combater e erradicar o Trabalho Infantil na Indústria da Moda do Polo. O foco é combater essa violação de direitos para garantir a dignidade das crianças e adolescentes e melhorar o nível de Sustentabilidade da indústria da Moda destacando a importância da Responsabilidade Empresarial para a imagem do Polo. 

Essa iniciativa considera o cenário de alta informalidade que caracteriza o Polo, a qual propicia condições de trabalho degradante, favorece a violação de Direitos Trabalhistas e Humanos e compromete o desenvolvimento socioeconômico da região. O Trabalho Infantil nessa indústria é consequência desse contexto que inibe fiscalizações e não permite a rastreabilidade das condições de trabalho nas fábricas e facções e é potencializado pela dinâmica produtiva de terceirizações que estimula a produção em ambiente doméstico, o qual invisibiliza a ocorrência desse fênomeno, e pela naturalização desse trabalho no contexto social devido a pouca conscientização sobre seus efeitos. 

Para tratar dessa problemática, o projeto propõe ações de conscientização, de incidência política e de formação de redes de mobilização coletiva para atuar na mudança desse cenário. A ideia é elevar a consciência da população, contribuir com as políticas públicas sobre o problema e fortalecer o trabalho coletivo. 

Dentro dessa lógica, estão sendo ofertadas palestras e oficinas nas escolas, e foi criado um Comitê de debate sobre Políticas Públicas de combate ao Trabalho Infantil que já teve a adesão de entidades empresariais como a CDL e Ascont, do setor público através das Secretarias de Educação e Desenvolvimento Social e de órgãos que atuam na defesa da criança e do adolescente como o Conselho Tutelar e o Condeca. O Comitê já está atuando no incentivo a contratação do Jovem Aprendiz, na oferta de qualificação para esses jovens, na conscientização dos empresários sobre a importância da contratação do Jovem Aprendiz, na formação de professores para debater o tema em sala de aula e no fortalecimento dos programas de assistência às famílias em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário