sexta-feira, 13 de setembro de 2019

Alessandra Vieira solicita reforço na vacinação contra sarampo

O recente surto de sarampo em grande parte do país e a crescente demanda pela vacinação motivou as indicações nº 2207; 2208; 2209; 2210; 2211; 2212; 2213 e 2214 de autoria da deputada estadual Alessandra Vieira (PSDB). Publicadas no Diário Oficial desta terça-feira, 10, as indicações solicitam um reforço na distribuição da vacina tríplice viral e também expandir as medidas de conscientização nas cidades que compreendem o Polo de Confecções e outras como Poção, Joaquim Nabuco, Vertentes, São Joaquim do Monte e Brejo da Madre de Deus. 

Durante reunião com o Chefe de Gabinete da Secretaria Estadual de Saúde, Gustavo Monteiro a deputada destacou a preocupação com o surto, em especial nas cidades que compõem o Polo de Confecções do Agreste. “O estado de alerta que o estado se encontra após o reaparecimento dos casos de Sarampo, requer um reforço na distribuição de vacinas e mais ainda, na conscientização das pessoas com relação aos sintomas e tratamento. Os locais que recebem grande fluxo de pessoas, como as cidades do Polo precisam ainda mais dessa ação intensiva”, esclarece a parlamentar.

O sarampo é uma doença infecciosa causada por vírus e de alta transmissibilidade. O contágio pode acontecer através da fala, fala, tosse, espirro ou respiração. Os sintomas vão desde febre, manchas avermelhadas na pele, acompanhados de tosse e/ou coriza e/ou conjuntivite e costumam aparecer entre 7 a 21 dias após o contágio. Pernambuco já registra 14 casos confirmados da doença, 11 deles no Agreste e mais 457 notificações estão sendo investigadas. Os representantes dos municípios que compõem a IV Gerência Regional de Saúde (GERES) , na qual estão inseridas as cidades do Polo estarão em reunião para definir um “Dia D” de vacinação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário