terça-feira, 11 de maio de 2021

José Múcio pode ser opção para o Senado em 2022



Aos 72 anos, José Múcio Monteiro iniciou sua trajetória política ainda na década de 70 quando elegeu-se vice-prefeito de Rio Formoso. Na década de 80 elegeu-se prefeito daquela cidade, porém renunciou ao cargo para assumir a presidência da Celpe no governo Roberto Magalhães, e ainda ocupou o cargo de secretário de Transportes, Comunicação e Energia. A passagem pelas duas funções o credenciaram para disputar o governo de Pernambuco em 1986 contra o favorito Miguel Arraes. Apesar da derrota, foi a partir dali que ele iniciaria uma bela trajetória na política pernambucana e nacional.

Na disputa seguinte de 1990 elegeu-se pela primeira vez deputado federal, ficando no posto até 2009 quando renunciou para tornar-se ministro do Tribunal de Contas da União. Antes, as passagens pela liderança do governo Lula na Câmara dos Deputados e pelo ministério das Relações Institucionais o credenciaram para a mais alta corte de contas do país, chegando a presidir o TCU até pedir a aposentadoria em 2020.

Desde que disputou o governo de Pernambuco sempre ficou a sensação que José Múcio poderia ter ocupado um cargo maior no estado, e quase toda eleição teve seu nome lembrado, vide 2010 para o Senado e 2014 para suceder Eduardo Campos no governo, opções que nunca se concretizaram pela sua função no TCU.

Com a iminente desistência de Fernando Bezerra Coelho de disputar a reeleição para o Senado em prol de lançar Miguel Coelho para governador, há um verdadeiro vácuo na disputa pelo Senado Federal em 2022, o que tem surgido uma série de nomes, que apesar de reunirem credenciais para o posto, nenhum seria uma espécie de unanimidade, o que tem levado lideranças políticas da Frente Popular a sugerir o nome de José Múcio Monteiro para ser o senador da aliança liderada pelo PSB em Pernambuco no próximo ano.

Há quem afirme que a escolha de Múcio evitaria questionamentos de outros interessados na vaga dentro da própria Frente Popular e poderia afugentar postulantes para o posto na oposição, tornando-se mais um óbice para a competitividade oposicionista na disputa do próximo ano. A grande dúvida é primeiro se José Múcio estaria disposto a voltar para a vida pública disputando mandatos eletivos, e por qual partido ele poderia entrar na disputa, mas sem dúvidas teria o aval de diversas lideranças e seria um ativo político que levaria credibilidade e respeitabilidade à chapa majoritária da Frente Popular.

Com informações da coluna principal do Blog do Edmar Lyra

Nenhum comentário:

Postar um comentário