terça-feira, 23 de março de 2021

Quarentena total começa nesta quarta-feira, dia 24, em 13 cidades do Sertão; veja restrições


Começa nesta quarta-feira (24) a quarentena total em 13 cidades do Sertão de Pernambuco. A medida vale até o próximo domingo (28) e impacta 225 mil moradores da região. Os detalhes das restrições, que são complementares àquelas do decreto estadual em vigor, foram acertados em reunião nessa segunda-feira (22).

A decisão pelo fechamento total das cidades ocorreu em uma primeira reunião na última sexta-feira (19). Na ocasião, os prefeitos da região acertaram a quarentena proposta por promotores de Justiça. O objetivo da quarentena é frear a cadeia de transmissão do vírus na região e evitar o colapso do sistema de Saúde.

"As medidas têm seus impactos, mas quando entendemos o valor que é a saúde, sabemos que estamos tomando as decisões certas diantes desse avanço [da doença]", disse o prefeito de Afogados da Ingazeira, Alessandro Palmeira, em entrevista coletiva, nesta terça-feira (23).

Os municípios fornecerão a estrutura necessária para a fiscalização. Alessandro Palmeira destacou ainda que a ocupação altíssima dos leitos de terapia intensiva na rede hospitalar contribuiu para a decisão. "Esse decreto foi construído com muita calma, paciência e responsabilidade. Acreditamos que com ele estaremos salvando vidas e diminuindo o número de leitos ocupados. É uma decisão difícil. Se formos pensar politicamente não tomaríamos, mas precisamos ser gestor, ter coragem de fazer o que é melhor para o povo", acrescentou o prefeito de Afogados.

Quem descumprir as regras impostas pela quarentena estará sujeito a medidas de responsabilização no âmbito administrativo, cível e criminal.

Entre os destaques das novas medidas, estão permitidos apenas o funcionamento dos estabelecimentos de Saúde, farmácias e postos de combustíveis.

Supermercados só poderão atender via delivery e com portas fechadas. O setor de construção civil, assim como o de atividades industriais, só poderá funcionar sem atendimento presencial ao público.

Atividades em mercados públicos e feiras livres também estão suspensas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário