sábado, 11 de abril de 2020

Se ligue na dica do Moda Center Santa Cruz

Em tempos de COVID-19 e com tanta (des) informação circulando, montamos uma lista com dicas para você não consumir e enviar informações falsas, as famosas fake news, relacionadas à doença.

1 - Cuidado com mensagens encaminhadas - Mensagens, fotos e vídeos encaminhados recebem um sinal com uma seta e o rótulo “encaminhada”. Se elas não foram escritas pelo seu contato, que é de sua confiança, desconfie.

2 – Desconfie de mensagens alarmantes - Ao receber áudios, vídeos ou mensagens com informações sobre cura, receitas milagrosas, pensamentos radicais ou que possam parecer suspeitas, desconfie. Antes de encaminhar nos grupos do app, verifique a informação em jornais, sites confiáveis e perfis das autoridades sanitárias. Na dúvida, cheque datas, jogue no Google. Se outros meios de comunicação não deram a mesma informação, é certo que ela é falsa.

3 – Não clique em links - Cuidado ao receber links, especialmente os que pedem dados pessoais ou confidenciais. Procure confirmar com o contato de onde veio o link. Na dúvida, não clique e delete.

4 – Desconfie de erros de grafia e nomes - Erros de ortografia e nomes mirabolantes (especialmente ao se tratar de autoridades ou “doutores”) podem ser pistas para encontrar uma fake news.

5 – Não tenha vergonha de explicar que é fake - Ao receber conteúdos falsos, não tenha vergonha de explicar à pessoa que os enviou porque a informação é falsa. Mostre a informação verdadeira e ensine como verificar o conteúdo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário