sexta-feira, 6 de novembro de 2020

Dia Estadual do Rádio é promulgado em Pernambuco


Agora é lei. A partir do próximo ano, Pernambuco passa a celebrar o Dia Estadual do Rádio, que será comemorado em 6 de abril. A nova data comemorativa do Estado relembra a primeira transmissão por radiodifusão registrada no Brasil, que ocorreu no Recife no ano de 1919.

O reconhecimento foi promulgado pela Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) a partir de uma proposição encaminhada pelo deputado Clodoaldo Magalhães para que o dia fosse incluído no calendário oficial de eventos e datas comemorativas do Estado, previsto na lei 16.241/2017.

Para o presidente da Associação das Emissoras de Rádio e TV de Pernambuco (Asserpe), Nill Júnior, trata-se de uma conquista histórica. “É justo que se conte a história correta. Há vasta documentação e vários estudos que atestam que a data oficial do nascimento do rádio no Brasil é 6 de abril de 1919”, afirma.

A transmissão que inaugura a chegada da radiodifusão ao país foi realizada pela Rádio Clube, fundada naquele mesmo dia por jovens que estudavam eletricidade e telegrafia. O acontecimento foi registrado, na época, pelo Jornal do Recife. “Um dos responsáveis foi o telegrafista Antônio Joaquim Pereira. Isso aconteceu em um estúdio improvisado perto da Ponte D’Uchoa e, em fevereiro de 1923, a Rádio Clube passou a operar com transmissor de 10 watts, transmitindo seu sinal para todo o Recife”, conta Nill Júnior.

Gerente de jornalismo da Rádio Folha FM, Marise Rodrigues comemora. “Que bom ter vivido para ver esse reconhecimento ao pioneirismo do rádio pernambucano”, celebra. “Nunca entendi o porquê de o Brasil não reconhecer a pioneira na radiodifusão no país. Estou muito contente com essa decisão”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário