sexta-feira, 11 de agosto de 2023

Confira a edição desta sexta da Coluna 'Politicando'


A nova UPA -
Aconteceu no final da tarde desta terça-feira a tão aguardada entrega da nova UPA de Santa Cruz do Capibaribe. O evento, que aconteceu em meio a uma persistente chuva, que caiu na cidade desde as primeiras horas do dia, reuniu um excelente público e contou com a presença de várias autoridades da região, do estado e até mesmo do estado da Paraíba.

As presenças - Os prefeitos, Ivanildo Lero (Taquaritinga do Norte), Edilson Tavares (Toritama), Dra. Cátia (Jataúba), Flavinha (Congo-PB), os deputados estaduais, Dr. Romualdo (Paraíba) e Diogo Moraes, além de secretários municipais, vereadores e representantes de outros municípios estiveram na solenidade e aprovaram aquilo que viram diante dos seus olhos.

Alegria - Em entrevista exclusiva concedida a ‘Coluna Politicando’, o prefeito Fábio Aragão celebrou a entrega da UPA e falou do seu sentimento naquele momento. “Sentimento de alegria, de dever cumprido, uma sensação muito boa”, disse Fábio e seguiu, “Tínhamos a intenção de fazer apenas uma reforma, e acabamos que fizemos um equipamento totalmente novo, com novo maquinário, com um novo aparelho de Raio-X, com tudo novo, fruto de um investimento de mais de dois milhões de reais".

Começou - A UPA 24 Horas iniciou suas atividades oficialmente nesta quinta-feira, dia 10 de agosto, com toda a estrutura (adulta e pediátrica) funcionando de forma plena.

Ampliação e inovação - Dentre algumas das principais mudanças na unidade, está a ampliação da ala pediátrica. Agora, a ala conta com 2 consultórios, 1 triagem, 1 sala vermelha, 1 sala de medicação e 1 sala amarela especialmente para as crianças que necessitem de atendimento.

Grande porte - “Com essa estrutura é sim, um equipamento regional e de grande porte”, disse Fábio, que não escondia a alegria em poder entregar a obra.

O sonho - Fábio também falou sobre o sonho de construir um novo hospital a cidade, que deverá levar o nome do seu pai, o saudoso Fernando Aragão. “O sonho continua sim, a gente vai lutar para realizar esse sonho, que na verdade não é apenas meu, mas sim, de toda a cidade. Essa UPA é uma prova do que pretendemos fazer com o Hospital, um equipamento de qualidade e que será referência em todo o estado de Pernambuco”.

Grandeza de Santa Cruz - Quem também falou com exclusividade a ‘Coluna Politicando’ foi o deputado estadual Diogo Moraes. “Na verdade não é uma reforma, é uma nova UPA, feita à altura de Santa Cruz do Capibaribe, uma cidade de economia pujante, que cresce a cada dia e que merecia sim, ter um equipamento como esse, do nível, da grandeza do seu povo”, disse ele.

Lei Paulo Gustavo - A Prefeitura de Taquaritinga do Norte, através da Diretoria de Cultura realizará no próximo dia 22, uma escuta Pública sobre a Lei Paulo Gustavo para a sociedade civil, em especial os fazedores de cultura do munícipio. O evento acontecerá na Câmara Municipal de Vereadores.

Em detalhes - Na ocasião, também acontecerá apresentação da Lei Paulo Gustavo, a Composição do Comitê Gestor, a escolha das comissões e a diretoria do Conselho Municipal de Política Cultural e o lançamento do edital.

O que é a Lei Paulo Gustavo? - É a Lei Complementar n° 195, de 2022, criada para incentivar a cultura. A cidade de Taquaritinga do Norte foi contemplada com o valor de 281 mil reais que serão empregados na produção audiovisual, música, dança, pintura, escultura, contempladas na ampla proposta de fomento cultural promovida pelo Governo Federal.

Tentaram, mas não conseguiram - “Tentaram corromper a Polícia Rodoviária Federal para não deixar pobre votar”. A fala é do presidente Lula, que nesta quinta-feira durante participou de uma solenidade em Campo Grande, Zona Oeste do Rio de Janeiro.

A investigação - O presidente referiu-se ao rumo das investigações que apontam uso político da corporação pelo então diretor-geral da PRF no governo Jair Bolsonaro, Silvinei Vasques, preso na manhã desta quarta-feira pela Polícia Federal.

O crime - As investigações, conduzidas pela Polícia Federal, apontam que Vasques participou de reuniões para organizar o plano e coordenou blitzes da PRF, no dia 31 de outubro, data do segundo turno da eleição passada, em áreas onde Lula havia tido votações elevadas contra Bolsonaro no primeiro turno, algumas delas com vitória do petista com percentuais que beiravam os 80% dos votos válidos.

Crime premeditado - O foco da atuação da PRF foi em municípios da região Nordeste, que concentrou o maior número de operações no fim de semana de 30 de outubro. Ou seja, a ação foi totalmente premeditada e tinha como único intuito beneficiar, como nunca antes, um político com mandato, seja ele presidente da república ou não.

E para finalizar, perguntar não ofende: Depois de Silvinei Vasques, quem mais receberá a visita da Polícia Federal nos próximos dias?  

Nenhum comentário:

Postar um comentário