sexta-feira, 7 de julho de 2023

Confira a edição desta sexta-feira da coluna 'Politicando'


Imagem desgastada -
Em Santa Cruz do Capibaribe a Câmara de Vereadores segue sendo um constante cenário de confusões e incertezas. A presidência de Zéba Clismério já é vista e apontada como uma das mais atrapalhadas, se não a mais, de toda a história do Legislativo da Capital das Confecções. A imagem da Câmara perante o eleitorado local, por consequência, nunca esteve tão fragilizada.

Nada é fácil - Tudo parece ser difícil para o atual comandante da Câmara, de pedidos de ‘questão de ordem’, passando pela aprovação de projetos, legalidade de emendas, até a composição de CPIs e outras comissões internas.

O otimista - Há quem acredite que não há mais remédio para a atual composição da Câmara, e que a renovação de cadeiras em 2024 será muito grande. E há aqueles, como o meu amigo Romenick Sttiffens, que ainda acreditam que a Câmara atual tem jeito. Segundo ele, “até relógio parado, acerta ao menos duas vezes por dia, porque os vereadores não podem acertar?”.

O realista - Gostaria muito de ter a mesma esperança e tanta fé quanto Romenick...

Enquanto isso - Segue indefinido o projeto de Lei do Executivo que pede a Câmara a autorização de um empréstimo, junto a Caixa Econômica Federal, para a pavimentação de ruas e a reforma do matadouro público municipal.

A tendência é que... - O projeto seja reprovado (a oposição não arreda o pé da vontade de votar contra), mesmo com bairros inteiros precisando urgentemente da intervenção do Poder Público para a realização de serviços básicos de infraestrutura.

É muita coragem - Votar contra o calçamento de uma rua, e um ano depois visitar a mesma em busca de votos.

Seguimos em Santa Cruz - O ex-vereador Ernesto Maia defendeu na última terça-feira o nome da ex-deputada Alessandra Vieira para a disputa da Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe na eleição do próximo ano. Ele participou do programa ‘Agreste em Destaque’, que vai ao ar na Rádio Comunidade FM e tem como apresentador o amigo Cilas Tenório.

Bom papel - Segundo ele, Alessandra fez um bom mandato como deputada estadual e um excelente papel na última eleição estadual, quando figurou como vice na chapa encabeçada por Miguel Coelho. Ele frisou o fato da dupla ter sido a mais votada em Santa Cruz no primeiro turno da eleição passada.

O roteiro - Por longos sete anos e nove meses Ernesto ocupou o posto de maior adversário do ex-prefeito Edson Vieira, sendo responsável por inúmeras denúncias que atingiram as mais variadas áreas da gestão de Edson, quase todas elas com acusações pesadas de corrupção.

A atual realidade - Hoje, sem mandato, Ernesto tornou-se um fervoroso defensor do legado político de Edson, e, de quebra, bate pesado na gestão do prefeito Fábio Aragão, de olho em frutos políticos que pretende colher em 2024, desta vez, e pela primeira vez, como candidato no palanque Boca-Preta. Coisas da política...

Cultura em destaque - Enquanto isso, em Taquaritinga do Norte, a Prefeitura recebeu a confirmação da aprovação do plano de ação da Lei Paulo Gustavo, que visa fortalecer o setor cultural, estimulando a criação e a circulação de atividades artísticas e culturais em todo o país, com o intuito de minimizar os efeitos causados pela pandemia de Covid-19.

Investimento - No total, o município vai receber mais de R$ 281 mil reais que serão empregados na produção audiovisual, música, dança, pintura, escultura, contempladas na proposta de fomento cultural promovida pelo Governo Federal.

Café e política - Ainda em Taquaritinga, no clima do Festival do Café Cultural, aberto na noite de ontem e que vai até domingo, as articulações seguem a todo vapor com vistas a eleição do ano que vem. O empresário Allyson Dias, o Allysinho, tem buscado garantir a musculatura eleitoral necessária para a disputa, tanto é que, a busca por novos aliados não para.

Adesões - Nesta semana Allysinho comemorou as adesões dos populares, Val de Vier, sua esposa Rosa Mística e Zé de Têra, famoso chamador de quadrilhas de cidade. Além deles, Naldo do Povão, irmão do secretário municipal João da Banda, também anunciou apoio a Allysson.

Reforços - A expectativa agora é quanto o anúncio de adesões de maior ressonância política. Há quem diga que, pós Festival Café Cultural, dois ou três reforços de peso deverão ser anunciados pelo empresário, que tem hoje como principais fiadores de sua pré-candidatura o prefeito Lero e o deputado estadual Diogo Moraes.

Conferência - Já em Brejo da Madre de Deus, a Secretaria de Assistência Social, Cidadania e Mulher realizou nesta terça-feira a 12ª Conferência Municipal de Assistência Social. O evento, aberto a toda população, aconteceu na Quadra da Escola Municipal Maria da Glória Oliveira Aguiar.

Tema e programação - Com o tema "Reconstrução do SUAS: o SUAS que temos e o SUAS que queremos!", a conferência reuniu diversos participantes para debater e propor melhorias no Sistema Único de Assistência Social (SUAS). A programação do evento incluiu credenciamento dos participantes, composição da mesa de autoridades e a solene abertura.

Debates e reflexão - Durante o encontro, renomados palestrantes abordaram o tema central, promovendo debates e proporcionando a reflexão sobre as questões relacionadas à assistência social no município. Os participantes também tiveram a oportunidade de apresentar relatórios de conclusão das discussões em grupos temáticos.

Uma justa homenagem - O vereador Gilson Julião apresentou à mesa diretora da Câmara um projeto de Lei que homenageia o comunicador Marcondes Moreno com o nome de Rua no bairro Malhada do Meio. Marcondes residia e mantinha um ponto comercial na Malhada e criou um forte vinculo afetivo com a localidade. Além de Marcondes, seu irmão Marcos também reside no bairro, sendo ele um dos primeiros moradores daquela localidade.

Uma justa homenagem II - Marcondes faleceu no último dia 16 de junho, no Hospital Mestre Vitalino em Caruaru, onde estava internado depois de sofrer um infarto e ser internado para a realização de uma série de exames e procedimentos médicos. “Trata-se uma justa homenagem a alguém que dedicou sua vida a cultura, a comunicação, ao entretenimento de nossa cidade, em especial da Malhada do Meio, bairro onde viveu os seus últimos anos de vida”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário