Conhecido por Golpe do SIM Swap, ou tradução livre “troca do SIM Card”, o golpe consiste na clonagem do número do celular, que utiliza algumas funções do chip SIM do telefone para criar uma cópia deste chip, e a partir dos dados clonados é possível ter acesso às diversas informações do cliente como: conta de whatsApp, mensagens de SMS, dentre outros.
O SIM Swap acontece por meio de uma vulnerabilidade do sistema de verificação de senha de duas etapas. Neste caso, a segunda etapa da verificação é feita por meio de uma mensagem de SMS enviada ao usuário ou uma chamada telefônica.
Na grande maioria dos casos, o golpe é realizado quando o agente possui acesso a operadora de telefonia, por meio do uso da engenharia social, que é quando o usuário do sistema passa a fornecer seus dados de forma voluntária, porém através da indução realizada por outro indivíduo sem desconfiar que está sendo vítima de um golpe.
De acordo com professor das Escolas de Engenharia e Tecnologia do Centro Universitário dos Guararapes (UNIFG), Sidney Cunha, o primeiro passo para quem sofreu o golpe é ir à delegacia. “Caso seja vítima, é recomendado que seja registrado um boletim de ocorrência na delegacia para crimes cibernéticos e logo em seguida, de posse do Boletim de Ocorrência, o indivíduo deve procurar a operadora de telefonia para troca do chip sim e do número de telefone”, informa.
O especialista ainda explica como identificar que caiu no SIM Swap e como recuperar. “Quando o golpe ocorre, o criminoso tende a fazer acesso a contas bancárias e ou a pedir dinheiro a rede de amigos e familiares através das redes sociais, assim, é fundamental estar atento a conta bancária e as redes sociais. Apenas as operadoras de telefonia móvel conseguem realizar o procedimento de bloqueio e resgate da linha clonada. O usuário deve se dirigir a um representante da operadora e solicitar o bloqueio e resgate imediato da linha clonada”, enfatiza.
Dicas de como não cair no Golpe SIM Swap:
1º Ficar atento a ligações de pessoas que dizem ser de empresas como a operadora de telefonia, Bancos e agencias de empréstimos;
2º Nunca passar informações pessoais e sigilosas por telefone em nenhuma ligação que você não tenha feito;
3º Sempre acompanhar as mensagens recebidas por meio de SMS e whatsapp, caso seja de algum desconhecido ou empresa suspeita, bloquear de imediato.
Nenhum comentário:
Postar um comentário