No ar mais uma coluna ‘Politicando’, com os principais fatos da sempre animada (ou quase sempre) cena política de Santa Cruz do Capibaribe.
Semana movimentada - Inicio o giro de informações de hoje pela cidade de Taquaritinga do Norte, onde o ex-prefeito Jânio Arruda admite a possibilidade de união dos blocos oposicionistas em torno de uma só chapa para a eleição municipal do ano que vem.
Tudo pode acontecer - Jânio participou nesta semana do Programa Independente e disse que nenhuma possibilidade pode ser descartada, quando, segundo ele, falta tanto tempo para o período de definições eleitorais. “Estamos muito longe do pleito, nada impede que possa ter uma junção do Jobson, Jânio e até mesmo do Gena lá na frente, eu não sei... Tudo pode acontecer em política não é?”, disse ele no programa.
Quem abre mão? - A linha de raciocínio de Jânio é sim dotada de lógica, pois, todos sabem que, em uma disputa, quando as oposições se fragmentam, o projeto situacionista sairá beneficiado, no entanto, a essas alturas, todos com os seus respectivos blocos na rua, fica difícil imaginar quem recuaria, e ficaria de fora de uma disputa majoritária.
O experiente - Jânio fala de uma possibilidade que esbarra justamente em projetos pessoais, e ele sabe disso, mas, como é o mais experiente desse cenário, propõe uma unidade difícil de ser concretizada, ao menos em uma conjuntura que envolva os três nomes citados por ele.
Difícil costura - Jobson tomou gosto pela condição de pré-candidato, tem cumprido agenda e se articulado direitinho em busca de apoios para o seu projeto. Já Gena Lins, botou na cabeça que é candidato a prefeito desde janeiro de 2021 e para tanto, tem se preparado para isso.
Convicto - ‘Ai de quem’ questionar a viabilidade das intenções e planos de Gena... Se bobear ‘ganha um intrigado’, no mínimo.
Lero e o seu grupo - No lado Calabar a condução do processo eleitoral cabe ao prefeito Lero. Ele já escolheu a apresentou seu pré-candidato para 2024, o empresário Allyson Dias, o Allyssinho.
A chapa - O projeto de Allyssinho deverá ganhar mais reforços nos próximos dias, gente relevante na cena política local, mas já existe um favorito para compor a chapa Calabar com ele em 2024: o empresário e ex-vereador Batata.
A chapa II - Conhecido e reconhecido por fazer excelentes trabalhos em eleições municipais, Batata agrega a experiência e traquejo necessários para o projeto situacionista.
Ética na Câmara - Enquanto isso, a Câmara de Santa Cruz do Capibaribe instalou na manhã da última terça-feira a Comissão de Ética e Decoro Parlamentar. Dentre as funções da comissão, está o zelo pelo funcionamento harmônico e pela imagem do Poder Legislativo atuando na preservação da dignidade do mandato parlamentar na Câmara.
Os escolhidos - Confira como ficou a composição da Comissão: Presidente: Demir da Saúde, secretário: Zezin Buxin, ouvidor: Flávio Pontes, 1º Suplente: Nega, 2º Suplente: Nego Zé e 3º Suplente: Augusto Maia.
Demorou - A criação e funcionamento real da Comissão são cobrados há um bom tempo pela sociedade e por formadores de opinião de Santa Cruz, ainda mais em dias tumultuados como os atuais, onde praticamente toda semana vereadores se excedem e causam problemas, seja em reuniões ordinárias, extraordinárias ou mesmo em reuniões de comissões do Legislativo local.
Rejeição altíssima - E por falar na Câmara de Santa Cruz, são assustadores os números apresentados pelo blogueiro Bruno Muniz, que nos últimos dias realizou uma série de enquetes em seu perfil no Instagram, com o intuito de checar a popularidade dos atuais 17 vereadores.
Situação generalizada - A avaliação de TODOS os vereadores foi negativa, uns obtiveram percentuais menos dramáticos, mas, a maior parte mesmo teve o mandato avaliado como ‘péssimo’ por uma ampla maioria daqueles que participaram das enquetes, que mesmo sem ter nenhum valor cientifico, serve sim como termômetro para algumas das principais figuras da cena política santa-cruzense.
A ‘campeã’ - Segundo os números apresentados por Bruno, dentre os 17 parlamentares de Santa Cruz do Capibaribe a vereadora Rozangela Santos , a Nega foi a que obteve o maior índice de rejeição. Ela teve o seu mandato avaliado como ‘péssimo’ por duas mil e cem pessoas que participaram da votação.
Somente 4% - Ainda segundo Bruno, em termos percentuais, a rejeição da vereadora ficou em 86%, 10% avaliaram o mandato como ‘regular’ e APENAS 4% veem o desempenho de Nega merecedor de um ‘ótimo’ como grau de avalição.
O pódio - A ‘medalha de prata’ no ranking dos mais mal avaliados ficou com o vereador Nego Zé, que somou 84% de rejeição com mais de 1.900 votos. O bronze, ou seja, o terceiro vereador com o maior índice de rejeição foi o presidente da Câmara, Zeba, com 1.888 votos negativos, ou seja, 83% o avaliam como um vereador de mandato ‘péssimo’.
Esporte em destaque no Brejo - No último fim de semana os atletas do Brejo da Madre de Deus participaram do Regional Norte/Nordeste II 2023 de Badminton, realizado na capital pernambucana. A delegação, composta por 13 atletas da rede municipal de ensino, conquistou um total de 18 medalhas.
Talento e investimento - “Essa conquista representa não apenas o talento esportivo dos atletas, mas também o trabalho conjunto das secretarias municipais em prol do esporte e da formação integral dos jovens brejenses”, disse o prefeito Roberto Asfora.
Próximo passo - Com o resultado os atletas do Brejo da Madre de Deus agora têm um novo desafio pela frente: a preparação para a II Etapa do Estadual de Badminton, que acontecerá no próximo mês de agosto, com data ainda a ser definida.
E para finalizar, perguntar não ofende: De quem é a culpa, por mandatos tão mal avaliados?
Nenhum comentário:
Postar um comentário