domingo, 30 de julho de 2023

Confira a edição desta semana da Coluna 'Politicando'


No ar mais uma coluna ‘Politicando’, com os principais fatos da sempre animada (ou quase sempre) cena política de Santa Cruz do Capibaribe.

O moído da semana - A principal pauta da semana, sem sombra de dúvidas, foi a oficialização da união de Jobson da Internet com o ex-prefeito de Taquaritinga do Norte, Evilásio Araújo em torno de um só projeto eleitoral. De quebra, a dupla ganhou o apoio do ex-prefeito Zeca Coelho, que prontamente confirmou o engajamento no projeto da dupla, foi exonerado pelo prefeito Lero.

Surpresa, ou nem tanto assim... - O anúncio da união de Jobson e Evilásio aconteceu o programa Rádio Debate desta terça-feira, mas já era tema debatido há alguns dias na ‘malas políticas’ e esquinas da Terra do Café. Ninguém foi pego de surpresa com o anúncio, mas sim com o fato de Evilásio e Zeca se rebelarem contra Lero, e, de quebra, selarem uma união com um novo nome da cena política local, que nunca escondeu de ninguém sua paixão pelo grupo Boca-P reta.

Chapa definida - No Rádio Debate eles chegaram a dizer que a chapa não estaria fechada, que haveria sim, a possiblidade de outra pessoa compor com um dos dois formação que disputará a eleição em 2024, mas, venhamos e convenhamos, é difícil imaginar que os dois não estarão na chapa, um como candidato a prefeito e o outro como vice.

Como vai ser - Por falar nisso, uma rodada de pesquisas deverá ser a ferramenta principal que será utilizada para definir quem será o candidato. Há quem diga que, se o critério for meramente quantitativo, Lazin leva larga vantagem, já se o critério principal for o qualitativo, Jobson poderá sim, levar vantagem na disputa interna que está por vir.

Ainda calado - Enquanto isso, o prefeito Lero ainda não se pronunciou sobre as novidades na cena política local. Nem mesmo a exoneração de Zeca Coelho do posto de secretário de Agricultura do município ele comentou. Lero está se mexendo, se articulando e preparando o contra-ataque para uma jogada que ele e o núcleo do grupo Calabar demoraram para acreditar que aconteceria de fato, e que ainda não foi digerida por eles.

A frase - “São todos farinha do mesmo saco”. Assim Jânio Arruda definiu a nova rearrumação política de sua cidade, em uma postagem do seu Blog, sem citar nomes, mas, mais claro que nunca... Já Gena Lins é outro que até agora não se pronunciou. Uma fonte me afirmou que ele sentiu o baque, já que contava com o apoio de Zeca para o seu projeto em 2024.

Outra lapada - Depois do deputado federal Fernando Filho dizer que nem ele, nem sua família, são aliados da governadora Raquel Lyra, foi a vez do seu irmão, Miguel Coelho, colocar em xeque as políticas públicas de enfretamento a violência colocadas em prática até agora pela tucana.

O roteiro - "Precisamos levar políticas sociais para as comunidades para que os jovens tenham alternativas para a violência e possam, através da educação, primeiro emprego, do microcrédito e tantas outras oportunidades, despertar o interesse em construir um futuro promissor na adolescência e início da vida adulta", disse ele, que vira e mexe encontra um tema para bater, de forma sutil, ainda, na governadora.

O roteiro II - “Precisamos de iniciativa, de uma nova política de segurança que possa dar medo aos bandidos e paz e segurança para aqueles que pagam seus impostos e, acima de tudo, para o pernambucano e a pernambucana que desejam um estado melhor para se viver", falou Miguel, que á deve estar estudando a próxima pauta, para questionar e quem sabe, constranger Raquel e equipe de secretários.

Moradias em debate - O prefeito Fábio Aragão participou do lançamento do programa ‘Morar Bem’, do Governo do Estado de Pernambuco. Esse novo programa irá beneficiar famílias pernambucanas que recebem até dois salários mínimos, na compra da sua casa própria.

Quem estava lá - O evento de lançamento aconteceu na cidade do Recife e contou com a presença de deputados, secretários de Estado e representantes da Caixa Econômica Federal e do setor da construção civil.

Para diminuir o déficit habitacional - Fábio falou um pouco sobre o projeto. “Fiquei muito feliz com o lançamento desse programa e tenho certeza que irá contribuir bastante para diminuir o déficit habitacional de Pernambuco. A governadora tem um olhar humano e muito futurista, esse programa será um grande sucesso e irá beneficiar demais a população”, disse.

O sonho da casa própria - Com o programa ‘Morar Bem’ o governo irá subsidiar até R$ 20 mil na compra de imóveis para famílias de até dois salários mínimos. Essa política, segundo a assessoria do governo, irá contribuir com que as famílias pernambucanas possam adquirir sua primeira casa própria.

E para finalizar, perguntar não ofende: Depois de Zeca, quem mais vai ‘limpar o beco’ do governo Lero?

Nenhum comentário:

Postar um comentário