Em entrevista à Rede Pernambuco de Rádios e ao Blog do Alberes Xavier, o Diretor da Terceira Diretoria da Anvisa, Alex Campos, afirmou que considera “um caminho sem volta” a ampliação do acesso a produtos a base de Cannabis. Para o diretor, no âmbito do Poder Legislativo, o debate precisa sair do campo do duelo ideológico e partir para a análise cientifica.
Em 2019, Alex ganhou projeção nacional ao ser chefe de gabinete do ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta e, posteriormente, em 2020, chefiou a diretoria de Programa do Gabinete do então ministro. Ele também foi membro do Conselho de Administração da Hemobrás e presidente do Conselho de Administração do Grupo Hospitalar Conceição (GHC).
Ao falar sobre a posição da Anvisa para o uso medicinal da planta, Alex foi enfático: “O debate precisa sair desse campo do duelo ideológico que atrapalha uma discussão que é cientifica. A discussão no âmbito da agência sobre cannabis é no campo da ciência, na evolução do conhecimento, de informações que chegam por intermédio dos cientistas. Isso é algo bem resolvido, essa caminhada na direção da ampliação do acesso a produtos a base de Cannabis é um caminho sem volta”.
Alex iniciou seu mandato de 5 anos no órgão em novembro de 2020, com efetiva participação na aprovação do uso emergencial das vacinas CoronaVac (Instituto Butantan) e Covishield (AstraZeneca/Universidade de Oxford/Fiocruz), em janeiro de 2021. Atuou também na estruturação das regras de fronteiras a cargo da Agência durante a pandemia, bem como na implementação de políticas voltadas ao enfrentamento da indisponibilidade e desabastecimento de medicamentos e insumos na área da saúde.
Sua liderança e expertise têm sido fundamentais para o desenvolvimento e aprimoramento das regulamentações e diretrizes necessárias para o enfrentamento da crise sanitária, sempre buscando o equilíbrio entre a proteção da saúde pública e a agilidade na disponibilização de produtos e tecnologias essenciais.
Além de sua atuação na Anvisa, Alex Campos possui uma ampla bagagem profissional, com experiência tanto na iniciativa privada quanto em instituições de pesquisa. Sua trajetória revela um profissional comprometido com a excelência e com a melhoria contínua dos processos de regulação sanitária.
Nenhum comentário:
Postar um comentário