sexta-feira, 10 de novembro de 2023

Confira a edição deste final de semana da coluna 'Politicando'


No ar mais uma coluna ‘Politicando’, com os principais fatos da sempre animada (ou quase sempre) cena política de Santa Cruz do Capibaribe.

Assinou - Chegou ao final a novela (ou seria uma minissérie?) envolvendo a ida de Dida de Nan para o PL. O ex-vice-prefeito assinou sua ficha de filiação ao partido, que em Pernambuco é comandado pelo ex-prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira e agora, em Santa Cruz do Capibaribe passa a integrar o bloco dos conservadores/direitistas/bolsonaristas.

Prestigiado - A assinatura da ficha de filiação de Dida ao PL aconteceu na capital do estado na manhã da última terça-feira e foi acompanhada de perto pelos empresários, Allan Carneiro, Valmir Ribeiro e Robson Ferreira, bem como, foi abonada pelo deputado estadual Abimael Santos e por Gilson Machado Neto, figura influente da direita pernambucana.

Por enquanto, não - Allan também foi convidado para se filiar ao PL, mas disse que não poderia, ao menos naquele momento, sem antes consultar a governadora Raquel Lyra.

Grato - “Só tenho a agradecer o convite, os diálogos e a oportunidade de intensificar o nosso trabalho por Santa Cruz, agora em parceria com Anderson, Gilson, Abimael e demais integrantes da direita, de modo especial dos integrantes da Capital das Confecções”, disse Dida de Nan, que para muitos, passa a ser um nome ‘quase certo’ na composição da chapa majoritária, que unirá o grupo Verde, liderado por Allan Carneiro e o bloco de direita na cidade.

Importante - A solenidade deixou claro o grau de importância que Santa Cruz do Capibaribe tem para a cena política do estado, em especial para o Bolsonarismo, uma vez que, a cidade foi a única onde Bolsonaro venceu Lula nos dois turnos da última eleição presidencial. A ocasião foi tão especial que uniu, em um só ato, Anderson e Gilson Machado, coisa que não acontecia há um bom tempo.

Gratidão - “Santa Cruz do Capibaribe foi a cidade de Pernambuco onde o presidente Bolsonaro foi mais votado. Agora queremos retribuir tamanha confiança, desenvolvendo uma aliança forte, competitiva e que certamente irá trazer muitos frutos para o município”, disse Anderson Ferreira.

Mudança de prumo - Robson Ferreira, que até então estava sendo ‘escanteado’ por líderes da direita local, sendo visto por alguns como uma verdadeira ‘pedra no sapato’, apareceu sorridente nas fotos feitas, durante e após o ato de filiação de Dida. Robson vinha frequentando ‘malas’ organizadas por eleitores do grupo Boca-Preta, posando para fotos ao lado do deputado Edson Vieira e da ex-deputada Alessandra Vieira, dando a entender que ele seguiria o projeto político do casal em 2024.

Engajado - “É inegável que Allan e Dida são importantes lideranças do município, os quais disputaram a última eleição municipal e obtiveram dois terços do eleitorado da cidade. A partir de agora, nós nos juntamos em prol de uma Santa Cruz forte”, disse ele, que a noite fez questão de aparecer em uma ‘mala’ organizada por eleitores e simpatizantes do grupo Verde.

O futuro - O grupo segue sem ter definido a chapa que disputará a eleição municipal do ano que vem, mas ao menos já tem um time escalado, com opções para a montagem da mesma. Dida e Robson estão claramente no jogo, com os nomes a disposição do grupo (por mais que neguem), resta saber se Allan Carneiro manterá o discurso de que não é candidato a nada em 2024, ou se mudará de ideia e tentará mais uma vez ser candidato a prefeito.

E agora? - Sem o PL, resta a Edson Viera quebrar a cabeça em busca de alternativas eleitorais para 2024. Uma aliança com o partido do ex-presidente Bolsonaro, com uma dobradinha firmada com Robson Ferreira, daria um fôlego extra ao grupo Boca-Preta, que agora volta a estaca zero e correndo o rico de ficar isolado no campo das oposições.

Saúde em pauta - Em Brejo da Madre de Deus teve início e segue até dia 30 de novembro, a campanha de vacinação contra a Febre Aftosa. A ação visa garantir a saúde do rebanho local e manter a qualidade da produção pecuária.

Processo simplificado - Para simplificar o processo, os criadores são incentivados a realizar suas declarações online em www.adagro.pe.gov.br ou, se preferirem, podem fazê-lo pessoalmente no escritório da ADAGRO, na Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, localizado na Rua Joaquim Nabuco, das 7 da manhã às 13 horas. Essa medida visa facilitar o cumprimento das diretrizes de imunização e garantir a eficiência do processo.

Comprometimento - “A participação ativa dos criadores é crucial para o sucesso desta campanha, contribuindo não apenas para a saúde dos animais, mas também para reforçar o setor pecuário local. A Febre Aftosa é uma preocupação compartilhada, e a cooperação nesse esforço beneficia toda a comunidade agrícola. O comprometimento de cada criador é um passo vital na direção de uma pecuária mais saudável e produtiva”, disse o secretário Léo Aguiar.

E para finalizar, perguntar não ofende: Que fim levou Ernando Silvestre?

Nenhum comentário:

Postar um comentário