Pernambuco começa a vacinação contra a dengue a partir desta terça-feira (9). A Secretaria Estadual de Saúde do Estado distribuiu as 72.020 doses do imunizante recebidas pelo governo federal.
Ao todo, são 20 municípios da I Regional de Saúde do Estado (I Geres) que vão participar dessa primeira fase da vacinação destinada ao público infantil. Confira o cronograma dos principais municípios da Região Metropolitana do Recife (RMR).
O esquema vacinal da dengue é composto por duas doses, com um intervalo de três meses entre elas, permitindo que o sistema imunológico se fortaleça progressivamente contra os sorotipos do vírus. É importante lembrar que, em casos de diagnóstico precoce de dengue, é necessário aguardar seis meses para iniciar a vacinação.
Secretária executiva de Saúde do Recife e sanitarista, Marcela Abath ressaltou a importância da vacinação para diminuir os impactos da dengue na população.
"A vacinação é muito importante porque evita o agravamento do caso. Não vai impedir a pessoa de ter a doença, mas uma vez que tiver não será hospitalizado nem terá sequela. À medida que a faixa etária for liberada, é fundamental que a população procure tomar a vacina".
De acordo com a especilista, como a vacinação ainda está numa fase inicial, é preciso focar na prevenção da doença com a eliminação dos reservatórios e não deixando água acumulada.
Segundo dados fornecidos pela Secrataria de Saúde de Pernambuco, o Estado teve 15.174 casos prováveis e 976 casos confirmados entre 31 de dezembro de 2023 até 30 de março deste ano.
Municípios que receberam as doses da Secretária de Saúde de Pernambuco: Recife, Paulista, Jaboatão dos Guararapes, Vitória de Santo Antão, Cabo de Santo Agostinho, Igarassu, Camaragibe, Abreu e Lima, Olinda, Chã Grande, Araçoiaba, São Lourenço da Mata, Chã de Alegria, Moreno, Ilha de Itamaracá, Ipojuca, Glória do Goitá, Fernando de Noronha, Pombos e Itapissuma.
Nenhum comentário:
Postar um comentário