quinta-feira, 4 de abril de 2024

Lula e Raquel Lyra inauguram a Estação Elevatória de Água Bruta, em Arcoverde


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva iniciou sua agenda de compromissos em Pernambuco, na manhã desta quinta-feira (4), no distrito de Ipojuca, em Arcoverde, no Sertão pernambucano, na inauguração da Estação Elevatória de Água Bruta e Ipojuca e do trecho Belo Jardim - Caruaru da Adutora do Agreste. Antes da cerimônia, o presidente conversou e posou para fotos com trabalhadores. Ao lado da governadora Raquel Lyra (PSDB), parlamentares e políticos aliados e ministros, Lula visitou as instalações da Estação.

Após a visita às novas instalações da estação de abastecimento que vai aumentar a capacidade de abastecimento de 190 mil para 615 mil pessoas, o presidente, a governadora e os ministros presentes realizaram o descerramento da placa de inauguração da Adutora do Agreste e acionaram juntos o botão para a abertura das comportas. Por fim, o grupo Coco Raízes de Arcoverde se apresentou antes dos discursos das autoridades, que encerraram a cerimônia.

Discursos e acenos - “Lula é social. Ele vem dar apoio às classes menos favorecidas. A gente fica muito feliz em um momento tão difícil que as cidades passam, com grandes municípios com problemas de abastecimento.Essa adutora vai beneficiar 68 cidades. A gente fica muito feliz em receber o presidente. Arcoverde agradece de coração. Quero agradecer a todos que tiveram envolvidos diretamente para esse ato tão importante. Muito obrigado, presidente, muito obrigado, governadora. Lula e Raquel vêm aqui para mudar a vida das pessoas”, agradeceu o prefeito de Arcoverde, José Wellington Cordeiro Maciel (MDB).

“Isso demonstra a força do governo Lula, dos seus colaboradores e a articulação dos municípios com a bancada federal, através do governo. A governadora Raquel, se ela contou as reuniões que realizou comigo e com o presidente Lula, deve dar em torno de uma por mês, assim como fazemos com todos os governadores. Isso tem feito a diferença, porque hoje tem obra para inaugurar por todo o país”, pontuou o ministro da Integração e do Desenvolvimento, Waldez Góes.

Em seu discurso, a governadora Raquel Lyra agradeceu a parceria com o Governo Federal. “Hoje estou aqui, presidente, para agradecer. Agradecer ao senhor, agradecer aos ministros do seu governo. No ano passado, estive em Brasília 29 vezes. E estive só este ano sete vezes. E essa não é uma conquista só minha. É de todo o povo pernambucano que esperou muito tempo para isso acontecer", destacou.

O presidente Lula, discursando de improviso, comentou sobre como estreitou a relação com Raquel Lyra e colocou seu governo à disposição de Pernambuco. "Eu disse à governadora: Embora a gente seja de partido diferemte, quero que você saiba que Pernambuco não terá nenhuma dificulade do governo federal e, no que você precisar, você sempre será atendida com muita decência. E eu tenho certeza que isso está acontecendo, uma relação civilizada", destacou Lula.


A Estação Elevatória de Água Bruta - O projeto é considerado o maior sistema integrado de adutoras de abastecimento humano do Brasil e um dos maiores do mundo segundo o Governo Federal. Quando todo o sistema estiver finalizado, serão 1.500 km de adutoras que levarão 4 mil litros por segundo de água da transposição do Rio São Francisco para abastecimento do Agreste de Pernambuco.

Atualmente, seis municípios já são atendidos. Com a inauguração da Estação Elevatória desta quinta, passarão a ser nove. Assim, o abastecimento regular será expandido de 190 mil para 615 mil pessoas.

A estação elevatória inaugurada nesta quinta é essencial para a finalização da primeira etapa do projeto, que vai garantir, até 2026, que 23 municípios e 1,3 milhão de pessoas sejam beneficiadas. Com isso, serão atendidos os municípios de Arcoverde, Pesqueira, Alagoinha, Sanharó, Belo Jardim, Tacaimbó, São Bento do Una, São Caetano, Caruaru, Bezerros, Gravatá, Santa Cruz do Capibaribe, Toritama, Brejo da Madre de Deus, Pedra, Venturosa, Buíque, Tupanatinga, Itaíba, Águas Belas, Iati, Cachoeirinha e Lajedo.

Entenda como funciona - O sistema completo é complexo e ambicioso. É composto por unidades de captação, adutoras de água bruta, estação elevatória de água bruta, reservatório de água bruta, estação de tratamento, adutoras de água tratada e estações elevatórias de água tratada.

Até o momento, o Governo Federal investiu mais de R$ 1,2 bilhão no projeto, enquanto o Estado, como contrapartida, aplicou R$ 200 milhões. A primeira etapa do projeto compreende 790 km de tubulações, além de três obras complementares de captação e interligações para fornecimento antecipado de água ao sistema.

O empreendimento, atualmente, apresenta 79,40% de execução física. A segunda etapa ainda está em fase de contratação. Quando for concluída, o sistema adutor pernambucano vai beneficiar um total de 2 milhões de habitantes em 68 municípios.

Com informações da Folha de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário